19 janeiro 2011

A dengue No Interior


Combate a dengue em São Francisco do Conde
Ações intensificadas
Com o intuito de minimizar as ocorrências de dengue no município, a Secretaria de Saúde vai intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Em 2010 foram distribuídas 4.500 capas e tampas de tanques, em tamanhos e modelos diversificados. Para 2011, a Vigilância Epidemiológica prevê a distribuição de um número maior dessas capas e tampas, de acordo com a demanda, além do envio de agentes de endemias que fazem o controle da proliferação dos mosquitos.
Cuidados que devem ser adotados
Manter recipientes como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas, devidamente fechados, e não deixar água parada em locais como vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Dados 2010
No ano passado, aumentou o número de casos de dengue em comparação a 2009. O Índice geral do município foi de 5,08% quando o parâmetro da doença é de 3,9%, de acordo com o Ministério da Saúde. A maior parte dos focos de Aedes aegypti, ou seja, 92,4% foram encontrados em depósitos de água ao nível do solo.
Dos 28 casos confirmados em 2010, nove ocorreram no Centro; seis em Nova São Francisco; três em São Bento; três na Baixa Fria e dois em Campinas. Caípe de Cima, Caípe de Baixo, Ferrolho, Pitangueiras e Santo Estevão registraram um, cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir