22 janeiro 2011

SMS monta esquema para vacinar jovens de 15 a 24 anos contra meningite

A vacinação contra meningite para jovens de 15 a 24 anos será novamente realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro em 58 salas de vacina espalhadas pelos 12 Distritos Sanitários de Salvador. A imunização faz parte de uma estratégia articulada pelas Secretarias de Saúde do Município e do Estado com o objetivo de reduzir o número de casos da doença, evitando a proliferação da doença no Carnaval.

Essa é a segunda campanha de vacinação contra meningite C destinada aos jovens dessa faixa etária. Na primeira campanha, realizada no ano passado, foram imunizadas mais de 400 mil pessoas, totalizando uma cobertura de 52,63% da meta a ser alcançada, que era de cerca de 776 mil indivíduos.

Entre as faixas etárias, foram vacinadas mais de 172 mil crianças de 10 a 14 anos (71,52%); quase 152 mil jovens de 15 a19 anos (60,16%) e cerca de 84 mil pessoas de 20 a 24 anos (29,73%). As coberturas alcançadas revelam um contingente de quase 300 mil pessoas não imunizadas. O baixo índice de cobertura mostrou a necessidade para a realização de uma nova campanha.

“É importante frisar a necessidade da vacinação desse grupo, por estar mais exposto a aglomerações em festas populares e grandes shows, que são os locais propícios para disseminação de doenças infecto contagiosas. Além disso, os jovens dessa idade têm mais dificuldades de ir até um posto de saúde, seja por causa do horário da escola ou trabalho”, disse a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica de Salvador, Cristiane Cardoso.

Meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges. Ela pode ser causada por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe. Entretanto, a bacteriana causada pelo meningococo é altamente contagiosa, sendo a doença meningocócica a mais séria. A doença se manifesta principalmente em adultos jovens e crianças, sendo os menores de quatro anos os mais vulneráveis. A transmissão da doença se dá de pessoa a pessoa por via respiratória, através de secreções ou saliva de doentes ou portadores assintomáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir