20 fevereiro 2011

Cientistas testam vacina contra a dengue produzida a partir de feijão



Fortaleza - A Universidade Estadual do Ceará (Uece) está desenvolvendo o que pode vir a ser a primeira vacina de origem vegetal contra a dengue. O imunizador, que deverá ser testado em humanos nos próximos meses, já se mostrou eficaz em camundongos, que conseguiram produzir anticorpos contra a doença.

O feijão-de-corda (Vigna unguiculata) ou feijão-fradinho - utilizado no preparo do acarajé baiano - serviu de base para a produção da vacina. Os cientistas conseguiram o feito com a inserção de genes do vírus na planta.

Entre as vantagens da vacina vegetal estão o baixo custo de produção (já que uma única planta pode gerar até 50 doses) e a redução do risco de reações alérgicas. “O custo de prevenção pode ser menor que o de tratamento”, avalia a bioquímica responsável pela pesquisa, Isabel Florindo Guedes.

Mesmo antes dos testes em humanos, o Núcleo de Inovação Tecnológica da universidade cearense já trabalha na transferência da tecnologia da vacina para o mercado.

A dengue matou 1.167 pessoas em 2010 na América Latina, onde foram registrados 1,8 milhões de casos, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Fonte: AACEC - Candeias/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir