05 maio 2011

LIRA EM SALVADOR

Começou a ser feito nesta segunda-feira (02), o segundo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2011 com o objetivo de obter o diagnóstico da atual situação da cidade para subsidiar as ações da Prefeitura no combate ao mosquito da dengue. O estudo será realizado até o dia 06 de maio.
O primeiro LIRAa do ano revelou que apear da redução do Índice de Infestação de 3,2% para 3% em relação ano passado, Salvador permanece na faixa de médio risco para a ocorrência de uma epidemia da doença. Para o Ministério da Saúde, o alto risco é considerado quando o IIP é superior a 3,9%. O estudo também mostrou que em 9 dos 12 Distritos Sanitários houve queda no Índice de Infestação (Itapagipe, São Caetano/Valéria, Liberdade, Brotas, Barra/Rio Vermelho, Boca do Rio, Itapuã e Cajazeiras). Em dois deles não houve alteração no índice (Cabula/ Beirú e Pau da Lima), e em outros dois houve aumento (Subúrbio Ferroviário e Centro Histórico). A redução da infestação da dengue na capital pode ser atribuída às atividades de campo realizadas pelos agentes de combate às endemias, como visita casa a casa, inspeção, tratamento de depósitos com larvicida, eliminação de depósitos, orientação e mutirões de limpeza. Apenas este ano, já foram realizados 17 faxinaços na cidade com o recolhimento de toneladas de lixo das ruas, casas e terrenos baldios. O próximo mutirão está programado para o dia 12 de maio, no bairro do Curuzu.

Ainda de acordo com o 1º LIRAa de 2011, os tanques e tonéis continuam sendo os depósitos preferenciais dos mosquitos, seguidos pelos vasos e pratos de plantas, além de calhas, lajes e ralos.
Fonte: SMS
Gráfico 1 – Comparativo entre os índices de infestação predial, período de 2007 a 2011, em Salvador.
comparativo_indices_dengue_2007-2011










Gráfico 2- Comparativo entre os  Índices de Infestação Predial por   subcoordenação do PMCD.comparativo_indices_dengue_pmcd_2007-2011














Gráfico 3 - Comparativo entre os criadouros preferenciais para o 
Aedes aegypti, em Salvador, 2010.comparativo_depositos_preferenciais














Gráfico 4 – Mapa dos Distritos Sanitários de Salvador
mapa_ds_ampliado











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir