20 maio 2011

SALVADOR NADA DE PRÊMIO

Saúde de Luís Eduardo Magalhães recebe Prêmio Edno Rebouças

Publicado: 19/05/2011 06:27
Matéria Lida: 44 Vezes
Saúde de Luís Eduardo Magalhães recebe Prêmio Edno Rebouças



Por Glês Nascimento


O município de Luís Eduardo Magalhães está entre os 37 contemplados com o Prêmio Edno Batista Rebouças, criado em 2009 pelo Governo do Estado para incentivar os profissionais que atuam no controle da dengue durante o primeiro semestre de 2009.


A entrega da premiação foi realizada nesta quarta-feira, 18, pelo prefeito Humberto Santa Cruz e pela secretária de Saúde, Maira de Andrada Santa Cruz, aos 54 agentes comunitários de saúde (ACS) e 38 agentes comunitários de endemias (ACE) contemplados pela portaria da Sesab – Secretaria de Saúde da Bahia. 

“Esse dinheiro veio em boa hora, vai ajudar a realizar um sonho. Só que mais importante que o valor é o reconhecimento pelo trabalho que fazemos na comunidade”, alegrou-se a agente comunitária de Saúde, Maria Rodrigues. 

O prêmio é uma espécie de 14º salário para cada agente, beneficiando-os pela manutenção do índice de infestação predial média igual ou menor que 1%. O objetivo é estimular os agentes a participarem de atividades integradas que visam o alcance das metas para o controle da dengue. 

Para o prefeito a homenagem é justa. “Os agentes comunitários de saúde e também os de endemias são os nossos olhos na comunidade. Nada mais justo esse reconhecimento pelo trabalho”, ressaltou Santa Cruz.

Para a secretária de Saúde, Maira de Andrada Santa Cruz, é uma forma de valorizar o trabalho dos agentes. “São eles que entram nas casas das pessoas, detectam o que precisa ser melhorado e  a gestão Humberto Santa Cruz o prima por isso: fazer com que nossa população esteja bem”, disse.

A presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Leila Márcia Brotas, disse  que a homenagem representa o coroação dos trabalhos realizados. “O mais importante é o reconhecimento de um trabalho prestado nas comunidades”, frisou.

Já o representante dos ACEs, Jarbas Apolinário, a iniciativa vai incentivar ainda mais os agentes. “Dará motivação para estar no campo. E aumentar a dedicação para que possamos ganhar esse prêmio em outras oportunidades”, destacou.

Edno Rebouças, que dá nome ao prêmio, foi agente de saúde da extinta Sucam - Superintendência de Campanhas de Saúde Pública e um dos principais responsáveis pela erradicação da malária na Bahia. Faleceu em 1995.

Uniformes – Na ocasião, o prefeito e a secretária de Saúde entregaram aos agentes de combates a endemias o uniforme de trabalho. O kit composto por calça, camisa, chapéu e sapatos possibilitará a identificação, facilitando o acesso às residências.

Jarbas Apolinário comemorou a conquista. “Estamos há mais de dois anos lutando pelos uniformes e, agora, conseguimos”. Florisval Teles também gostou da nova farda. “Ficamos felizes também pelo uniforme, vamos estar bem representados de longe vamos ser reconhecidos pelas pessoas”, lembrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir