06 junho 2011

Dengue: Jorge Solla desconhece troca do larvicida



Segundo a assessoria do órgão, essa troca não é recomendada em tempos de epidemia



Laís Vita | Redação CORREIO
Depois da justificativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de que a troca do larvicida de combate ao Aedes aegypti, determinada pelo Ministério da Saúde em outubro de 2009, havia sido feita somente este ano por ordem da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o secretário Jorge Solla não só afirmou desconhecer a informação como demonstrou não saber qualquer detalhe da determinação federal de mudança do larvicida.“Preciso me informar com as secretarias para saber exatamente o que aconteceu com essa coisa de mudança de veneno”.
Segundo a assessoria do órgão, essa troca não é recomendada em tempos de epidemia - como a que atingiu o município no fim de 2009 e início de 2010 - mas, a partir desse período, já poderia ser feita. Quanto aos rumores de que o mosquito Aedes Albopictus, transmissor da febre amarela, estaria também transmitindo dengue, a coordenadora do programa municipal de controle da dengue, Eliaci Costa, negou a suspeita. “Esse mosquito transmite a doença somente na Ásia. Não existe nenhum estudo que evidencie que o mesmo está acontecendo em toda a América”. Em tempos de descontrole da dengue - evidenciado pela duplicação do Índice de Infestação Predial (IIP) de Salvador, que passou de 3% para 6% de janeiro a maio - um antigo problema promete paralisar o combate ao mosquito em Salvador.
Os 1.600 Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da prefeitura anunciaram greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira. Com isso, será paralisado o combate à larva do mosquito em Salvador. A principal reivindicação da categoria é o reajuste retroativo do salário base.
A intenção das lideranças dos dois grupos é que todos cruzem os braços, já que a manutenção de 30% do efetivo previsto em lei é coberta por agentes pagos pelo Ministério da Saúde. “Esses ganham mais de R$ 3 mil e vão continuar”, disse um líder do movimento grevista em assembleia realizada ontem.
Fonte: Correio da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir