06 agosto 2011

ANIMAIS MORTOS EM DUAS RUAS, LEVANTAM SUSPEITAS NA BAHIA


No dia 03.08.2011, à tarde, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), recebeu notificação sobre a morte de diversas espécies animais em duas ruas da sede do município de Ichú. Dentre as espécies encontradas mortas estavam caninos, felinos e aves (urubu, galinha e gavião). As primeiras suspeitas levantadas foram de envenenamento ou contaminação da água.



Hoje (04), técnicos das Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental da 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede no município de Feira de Santana, deslocaram-se para o local, visando a obtenção de mais informações sobre o ocorrido, além da coleta de material para a realização de exames toxicológicos e pesquisa de agentes infecciosos (vírus e bactérias), adotando assim as medidas de vigilância integrada para zoonoses, preconizadas pelo Ministério da Saúde.


Os técnicos da Divep orientaram os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Ichú quanto à realização de levantamento da ocorrência de queixas dos moradores do município, incluindo sintomas como febre, cefaléia, tontura, náusea, vômitos, e/ou diarréia nas últimas duas semanas, com vistas a investigar possível vínculo epidemiológico com a mortandade animal.


Estão envolvidos na investigação a Divep, através da Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp), e dos Grupos Técnicos de Leishmanioses e Raiva; a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), através da Coordenação de Vigilância Ambiental; a 2ª Diretoria Regional de Saúde; Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB; além da Sub-Coordenação de Zoonoses Vetoriais e Raiva da Secretaria de Vigilância em Saúde. Também está sendo mantido contato com a Escola de Medicina Veterinária da UFBA.
Fonte: Sesab/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir