26 agosto 2011

CARTA AOS AGENTES DE SAÚDE (republicação)

Saudações aos guerreiros e guerreiras que compõe a  nação ACE e ACS de Salvador.
 Acabamos de sair de uma grande prova de resistência, coragem e determinação que foi uma greve que durou 48 dias. Foram dias de muita luta, correria, pressão, ameaças, sacrifícios, cansaço, enfim, muito desgaste físico mental e psicológico. Temos a convicção de que o resultado não foi o esperado, contudo, se levarmos em conta as nossas limitações, chegamos à conclusão de que demos mais um passo na nossa trajetória para sermos tratados de forma igualitária em relação aos demais servidores municipais. A AACES ainda não conta com assessoria jurídica, não temos recursos financeiros, não temos veiculo a disposição enfim. Só temos a cara, a coragem e a ousadia para chegar até aos gestores e dizer “queremos o que é nosso de direito”, de modo que pertencer a AACES hoje e ser atuante, significa correr risco de sofrer processo administrativo, é tirar do seu bolso para pagar transporte, lanche, almoço, documentos, xerox e outros; é ficar mais tempo ausente de casa, da família, é enfrentar inimigos ocultos ou até quem deveria nos ajudar; é tornar-se alvo de criticas, (pior quando se trata de pessoas totalmente desinformadas e não atuante), enfim, pertencer a AACES é se doar em pro dos agentes de saúde e dessa forma ter na consciência de que precisamos lutar muito para conseguir um pouco e assim vamos construindo dia a dia nossa história de realizações.
Voltando um pouco no tempo em 2007 (quem é  do tempo da Real pode confirmar) quando ainda éramos conhecidos como Comissão de Endemias Salvador, um grupo de agentes inconformados com os atrasos do salário, ticket alimentação e vale transporte colocou-se a porta da TV Bahia para falar com o prefeito João Henrique e a resposta que tivemos foi os supostos seguranças jogando o carro em cima dos agentes.
Em 2008 na luta pela injustiça que iria deixar muitos trabalhadores desempregados devido a falhas no edital mais uma vez fomos prá luta pedindo justiça, e o impossível aconteceu: Na correria de nossas andanças soubemos que o presidente Lula estaria em salvador, e lá fomos nós para o Centro Administrativo, e prá não fugir da tradição fomos recebidos pela policia. Depois de muita conversa nos permitiu passar sem nossas armas (faixa e cartazes). E agora?
-“Essa parte é emocionante, só quem viveu esse momento sabe o quanto”.
Usando o batom das meninas e nossas camisas os guerreiros improvisaram os cartazes, e assim conseguimos mandar nosso recado, o resto foi na garganta, enquanto a galera gritava prá chamar a atenção do presidente, Enádio tentava entregar o documento pedindo a retificação do concurso ao próprio Lula. Depois de tomar uns sacode dos seguranças (isso ele não conta a ninguém) fez um acordo com o assessor de Lula: “você entrega o documento para o presidente, aponta prá gente e agente para de gritar”. E assim foi feito.
O dia em que João Henrique virou “João Alfredo.”
Já com o documento em mãos o presidente Lula acenou para os agentes e disse: “... inclusive eu já falei com o prefeito ‘João Alfredo’ sobre esse concurso”. A missão estava cumprida.
Meus amigos, esse capitulo foi fundamental e pouco depois por determinação do ministério público foram republicados os resultados da 1ª e 2ª etapa do concurso onde muitos agentes que já estavam se vendo desempregados puderam respirar aliviados e hoje são estatutários.
Depois disso em maio 2009 em um dos últimos atos como Comissão de Endemias e contando com o sangue novo da nova geração fizemos uma grande manifestação do Campo Grande a SMS onde lutávamos pelo plano de saúde, salário digno, gratificação de risco de morte e a insalubridade, essa última reconquistamos no começo de 2010. Ao final da manifestação conseguimos uma reunião com o secretario José Carlos Brito e de quebra uma ameaça de processo da Funasa por causa de uma faixa que dizia a verdade.
No mesmo ano, estivemos presentes em outras manifestações, como no “Grito dos Excluídos” e no “dois de julho” em busca do que hoje já é uma realidade e de outras que estão prestes a se tornar, e vale ressaltar que até em um determinado momento de nossa trajetória era só Deus e os guerreiros contra todo o sistema. E graças a Deus, a coragem, ousadia e determinação desses guerreiros hoje  temos parte de nossas demandas resolvidas e outra parte já está encaminhada a resolver.
Companheiros e companheiras agentes de saúde. Todo nosso progresso se deve as nossas atitudes de lutas e irreverência de não fazer o politicamente correto e quebrar as barreiras procurando os meios necessários, sem medir esforços e sem se preocupar se é feio ou bonito, pois quem sente a dor é quem geme.
Esse pequeno resumo de nossa trajetória de lutas, vitórias e desencantos, é só para mostrar para todos nós que sem luta não há vitoria, passamos por vários testes de superação e resistência, não me lembro de nunca termos ido tão longe numa greve. Temos o entendimento de que temos muitas perdas salariais no decorrer dos anos, do mesmo modo temos o entendimento que as sumulas vinculante 15 e 16 do STF estão sendo equivocadamente ou propositalmente usada prejudicando o trabalhador de baixa renda. Em relação ao acordo de greve entendemos que: equiparar o salário ao mínimo não é aumento, nem 600 reais vai compensar nossas perdas, de modo que a inclusão dos efeitos na LOA e a abertura de discussão para antecipação dos mesmos é o que contamos como positivo. No entanto como dissemos no começo desse edital a Aaces não dispõe de assessoria jurídica, portanto não tínhamos como comprovar juridicamente nossos argumentos, assim, chegamos ao entendimento que no momento não deveríamos mais endurecer nas negociações. Tanto a Aaces quanto o 4º seguimento tem o entendimento que: do mesmo modo como o auxilio alimentação que é devido ao trabalhador que tem carga horária de 8h, o vale transporte que é devido ao trabalhador que precisa se deslocar ao trabalho, portanto a insalubridade é devida ao trabalhador por força especifica das condições do trabalho e assim sendo não deve ser associada à interpretação das sumulas 15 e 16. Mas a luta não para e vamos continuar lutando pela igualdade salarial do mesmo modo vamos de contra as sumulas 15 e 16 caso contrario quando janeiro chegar vão meter a mão no nosso bolso de novo. Parabéns a todos nós que não abaixamos a cabeça quando nossos direitos são negados. Parabéns a todos que estão contribuindo para mudar a realidade do agente de saúde em salvador. 
Assossiação dos Agentes de Combate às Endemias de Salvador.
O impossível é possível.

(maio 2009) Do Campo Grande a SMS. Antes de se tornar Assossiação a Comissão de endemias já travava essa luta.


(maio 2009) Do Campo Grande a SMS. Na luta pela transmudação e outros beneficios.

(maio 2009) Do Campo Grande a SMS. Na luta pela transmudação e outros beneficios.

(maio 2009) Do Campo Grande a SMS
Faixa da pôlemica, ameaçaram nos processar.

(setembro 2009)"Grito dos Excluidos" AACES sempre presente na luta pelos beneficios


“Vê se me entende, olha o meu sapato novo
Minha calça colorida o meu novo visual
Eu tô tão lindo, porém bem mais perigoso
Aprendi a ficar quieto e começar tudo de novo

Você é forte, faz o que deseja e quer
Mas se assusta com o que eu faço isso eu já posso ver
E foi com isso justamente que eu vi
Maravilhoso, eu aprendi que eu sou mais forte que você

O que eu quero, eu vou conseguir
O que eu quero, eu vou conseguir
Pois quando eu quero todos querem
Quando eu quero todo mundo pede mais.”

Rockixe
 Raul Seixas / Paulo Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir