01 novembro 2011

VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA EM SALVADOR

Campanha de Vacinação de Cães e Gatos 2011 terá início dia 05 de novembro A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de  Zoonoses (CCZ), fará entre 05 de novembro e 14 de dezembro, a Campanha  Anual de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A vacina será  oferecida durante toda a semana nos postos fixos existentes nas  unidades de saúde e aos sábados em postos extras fixados em pontos  estratégicos nos bairros (praças, avenidas, locais de grande  concentração populacional, etc).
Salvador tem população animal estimada em 200.070 cães e 49.692 gatos  e espera-se vacinar, no mínimo, 80% deles, ou seja, 160.056 caninos e  39.754 felinos. Todos os cães e gatos a partir de três meses de idade  e fêmeas paridas a mais de 15 dias devem tomar a vacina e os  primovacinados (aqueles que receberam a dose inicial) devem receber  uma segunda dosagem após 30 dias. A SMS empregará 660 Agentes Comunitários de Saúde na operação que é nacional. Veja o cronograma abaixo com sábados nos postos extras : 05/11 - Itapuã, Cajazeiras, Pau da Lima; 19/11 - Subúrbio Ferroviário, Liberdade, Itapagipe; 26/11 - Centro Histórico, São Caetano/ Valéria, Cabula/ Beirú; 03/12 - Brotas, Boca do Rio, Barra/ Rio Vermelho. Horários dos postos: Sábados - 8:00 às 16:00. Segunda à Sexta: 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00. Raiva A raiva é uma doença contagiosa e incurável, causada por um vírus que  pode afetar os animais mamíferos e os homens. A transmissão ocorre  quando os vírus existentes na saliva do animal doente penetram no  organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura,  arranhadura ou lambedura. Segundo a Organização Mundial de Saúde a raiva mata anualmente 55 mil  pessoas no mundo. No meio urbano o cão é o maior transmissor da  doença, seguido pelos morcegos. Os sintomas da doença variam conforme a espécie animal, mas todos os  animais podem apresentar dificuldade para engolir, salivação  abundante, paralisia das patas traseiras e mudanças de comportamento e  dos hábitos alimentares, O que fazer quando a pessoa for agredida por um animal? Imediatamente após a agressão, limpar o local com água e sabão e  desinfetar com álcool ou soluções iodadas; Quando o animal agressor for cão ou gato deve-se observá-lo durante 10 dias; Se neste período o animal morrer ou apresentar qualquer sintoma de  raiva entre em contato com o CCZ (telefones: 3611-7309, 3611-7308 e  156); Procure orientação médica nos postos de atendimento; Qualquer dúvida entre em contato com o CCZ. O que não se deve fazer: - Mexer em animais desconhecidos, feridos, doentes; em fêmeas recém  paridas; em animais quando estiver se alimentando; - Separar briga de animais; - Tocar em morcegos vivos ou mortos; - Criar animais silvestres. O que se deve fazer: - Vacinar anualmente os animais contra raiva; - Não deixar o animal solto em via pública. Quando sair usar coleira e guia; - Levar o animal regularmente ao médico veterinário; - Observar o animal por 10 dias quando ele agredir uma pessoa; - No caso de agressão por animais, procurar o Serviço de Saúde imediatamente. --  Fonte;Secretaria Municipal da Saúde

2 comentários:

  1. fui convocado, só que nao irei no dia pois fiquei sabendo que é para pagar os dias da greve e eu na ocasião etava de ferias.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal onde posso vacina minha cachorrinha em São Cristóvão?

    ResponderExcluir

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir