19 dezembro 2011

SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA DE VEREADORES DE SALVADOR SOBRE A SITUAÇÃO DO PSF




O vereador Sandoval Guimarães (PMDB) presidiu nesta segunda-feira (19), no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, uma sessão especial para debater os rumos dos profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) que estão na iminência de serem demitidos.
Os profissionais de saúde contratados há quase uma década, por meio de uma seleção pública, eram terceirizados pela Real Sociedade Espanhola e agora temem perder o emprego por não terem sido aprovados no último concurso público realizado pela prefeitura.
“A principal motivação desta sessão é fazer com que a população tome conhecimento. Queremos encontrar uma solução para a questão”, afirmou Sandoval que teve o apoio do vereador Jorge Jambeiro (PP), ao reforçar que “Salvador tem o melhor plano de cargos e salário na área de saúde. Por isso, 105 mil pessoas fizeram este concurso e boa parte delas de outros estados”.
A médica generalista Lígia Maria Pinho trabalha desde 2004 no PSF da Boca da Mata e foi uma das profissionais que não passaram no concurso público. “Para estudar e passar, teríamos que abandonar a comunidade, mas preferimos continuar com os atendimentos”, disse a médica.
Para a enfermeira Aline Gomes, que acompanha a médica Lígia Pinho, o PSF está baseado no vínculo com a comunidade. “Vai ser muito difícil nos afastar da comunidade”, afirmou, emocionada.
Apoio
O advogado dos profissionais de saúde, Cândido Sá, lembrou que o apoio do vereador Sandoval aprofunda o assunto e reforça a movimento. “O trabalho jurídico está sendo feito e a prefeitura terá que reverter as injustiças”, concluiu o advogado. Dos 4.500 funcionários que trabalhavam nos PSF e fizeram concurso público este ano, ele diz que apenas 33% passaram o que corresponde a 1.485 aprovados. 
A sessão contou com a presença do vereador Heber Santana (PSC); Raimunda Maria Cândida, representante do movimento dos trabalhadores do PSF; Reinan Ramos, coordenador do Sindacs; Enádio Pinto, presidente da Associação de Agentes de Saúde e Marco Antônio Sampaio, representando o Conselho Municipal de Saúde.
Fonte: Bahia Noticias e Câmara Municipal de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir