13 abril 2012

Seminário marca encerramento de projeto de mobilização contra dengue

Acontece nesta quinta-feira (12), o encerramento das atividades do Projeto Piloto de Mobilização Socioeducativa para Prevenção e Controle da Dengue do Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho.

O encontro será realizado às 09 horas, no cinema do Shopping Barra, quando será realizado um seminário de avaliação e conclusão das atividades, destacando a necessidade da continuidade da mobilização envolvendo administração pública, sociedade civil e iniciativa privada. O Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho foi escolhido para iniciar esta ação devido ao alto índice de incidência da doença.
Também acontecerá a entrega de prêmios para os vencedores do concurso de melhor slogan sobre as ações de prevenção da dengue, que será utilizado como mote do projeto. As frases foram criadas pelos próprios agentes de endemias do Distrito Barra-Rio Vermelho.
O Projeto é realizado em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães que reforçou a metodologia de Mobilização Social, incentivando a intensificação de atividades como palestras, faxinaços e/ou panfletagem em cada ciclo de trabalho para orientar a população no combate ao Aedes Aegypti.
A Coordenadora do Projeto é Margareth de Oliveira, enfermeira e bióloga do Centro de Controle de Zoonoses. Integram o grupo de elaboração e execução, a Coordenadora do Plano Municipal de Controle da Dengue em Salvador, Eliaci Couto e os Agentes de Combate às Endemias, Josemar Pimentel e Majania da Silva. Também tiveram participação no desenvolvimento das atividades os agentes Samuel Carvalho, Wanderlei Paiva e Rosângela Correia.
O projeto terá continuidade ao longo do ano e será estendido gradativamente para os demais Distritos Sanitários de Salvador.
Site da Dengue
O evento será utilizado também para o lançamento do Site Oficial da Dengue, da Prefeitura de Salvador. A ferramenta tecnológica foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê Municipal de Combate à Dengue e Núcleo de Gestão da Informação. O objetivo é disponibilizar um canal de informação e educação que possibilite maior conhecimento sobre a doença e as ações voltadas para a vigilância, controle e prevenção da doença no município. Além disso, o site oferecerá maior transparência na informação dos índices de infestação da cidade e depósitos predominantes por localidade, alertando sobre a importância de uma participação mais ativa da comunidade na adoção de medidas preventivas. O site ajudará ainda na redução do tempo de resposta as prováveis dúvidas e/ou questionamentos acerca do assunto.
Fonte: SMS

Um comentário:

  1. Por quê não entramos com um mandato de segurança, para que nosso salário fique, pelo menos, equiparado com o salário mínimo atual, como foi feito no ano passado. Ainda não engulo esse salário sacana. Até a margem para o empréstimo ficamos sem direito.

    ResponderExcluir

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir