15 maio 2012

Começa novo levantamento de infestação por Aedes aegypti em Salvador-Ba.


Aedes aegypti 

Até sexta-feira (18), um novo Levantamento de Índice  Rápido para  Aedes aegypti (LIRAa) está sendo realizado em todos os pontos de Salvador. Durante a ação, iniciada nesta segunda-feira (14), cerca de 1,7 mil agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde vão visitar 94 diferentes áreas da cidade, somando um total de quase 45 mil domicílios.
No último levantamento, que aconteceu em outubro de 2011, alguns locais, como áreas do Subúrbio Ferroviário, registraram índice de infestação pelo mosquito causador da dengue superior a 11%. O número é considerado de alto risco de epidemia pelo Ministério da Saúde.
“Os imóveis de 94 áreas da cidade receberão a visita dos agentes de endemias que vão analisar a presença do mosquito, suas larvas ou pupas. A cada cinco imóveis, eles coletam material para análise, que é feita pelo Laboratório do Centro de Controle de Zoonoses, localizado no bairro do Trobogy”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Eliaci Costa.
Segundo Eliaci, os agentes também orientam a população sobre a importância de combater a proliferação do Aedes aegypti dentro da própria residência. “Continuamos a enfatizar que, em sua casa, cada um é responsável pela presença do mosquito e surgimento da doença. Por isso, precisamos manter tonéis e caixas d’água bem tampados, recolher o lixo de forma correta e não deixar água nos vasos de planta”, explica a coordenadora.
Índices
O LIRAa trabalha com uma amostragem de 5% da população. A SMS também tem realizado outro levantamento, mais abrangente, que analisa a infestação pelo mosquito em 10% dos imóveis da capital. Em ambos os casos, os índices registrados pelo Subúrbio Ferroviário foram os mais altos. O destaque foi para o bairro de Alto de Coutos, que alcançou índice de 11,7%.
De acordo com o Ministério da Saúde, o índice abaixo de 1% representa baixo risco de contaminação. Acima disso, passa a ser médio risco. Quando esse percentual chega a 3,9% o local é considerado de alto risco de infestação pelo Aedes aegypti.
Eliaci Costa destaca que os altos índices não estão presentes somente na periferia. No último LIRAa, o bairro do Caminho das Árvores apresentou índice de 4%, ou seja, de alto risco. “Não há como combater a dengue sem o apoio da população. Neste momento, precisamos que todos colaborem, não só recebendo a visita do agente de endemias, como seguindo as orientações que eles vão fornecer”, finaliza.
Fonte: SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir