21 maio 2012

COMEÇOU HOJE O 3º CONGRESSO DE SECRETARIAS DE SAÚDE



Com o tema “Os Desafios do SUS à Luz do Decreto 7508/11” começou na manhã desta segunda (21) e vai até a próxima quarta (23), no Centro de Convenções, o 3º. Congresso de Secretarias Municipais de Saúde. A abertura do evento, que já tem mais de 1.200 inscritos, contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), do secretário estadual, Jorge Solla, do presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Luiz Caetano, deputado federal Amauri Teixeira (PT-BA), representando a bancada do Sistema Único de Saúde (SUS), e do prefeito de Salvador, João Henrique.



Para Raul Molina, presidente do Conselho de Secretários Municipais da Bahia, além de promover a troca de experiências de gestão municipal exitosas, o congresso objetiva capacitar e empoderar os gestores dos municípios para o enfrentamento dos desafios que a construção do SUS na Bahia apresenta.

Molina destaca o desafio da descentralização do sistema, do funcionamento efetivo das redes regionais de saúde e da formalização do Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP), instrumentos de pactuação e de definição de responsabilidades solidárias, constantes do decreto 7508/11. 

“Precisamos avançar na construção de consensos, e o Congresso é um espaço privilegiado para isso, pois eles são a base de toda a pactuação que o sistema requer e a garantia de que estamos avançando no aperfeiçoamento e numa melhor resolutividade do SUS no estado da Bahia”, afirma o presidente do COSEMS-BA.
Fonte: Bahia Todo Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir