07 maio 2012

SECRETÁRIOS ABREM CAMPANHA DE VACINAÇÃO NA CAPITAL



Teve início no ultimo  sábado (5), a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) cerca de 7.500 postos, entre fixos e volantes, estão à disposição da população alvo para a vacinação em todo o estado.

O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, e a secretária de Saúde do Município, Tatiana Paraíso, foram os primeiros a ser imunizados na manhã de hoje no 5º Centro Saúde, em Salvador.

Segundo Solla o objetivo é reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela gripe.  “Conseguindo alcançar o nosso público alvo, vamos reduzir muito o número de atendimentos em função da influenza. Isso faz uma diferença muito grande nos postos e hospitais públicos”, avaliou o gestor.

De acordo com a Sesab mais de 25 mil pessoas, entre profissionais e voluntários, estão trabalhando na campanha. No total devem ser vacinadas 2.219.596 pessoas, distribuídas por grupos: 1.398.035 idosos com 60 anos ou mais; 190.283 trabalhadores da saúde; 332.535 crianças menores de dois anos; 273.510 gestantes e 25.233 indígenas. Em 2011, 1.783.427 pessoas foram imunizadas durante a campanha e 250 municípios alcançaram a meta vacinal.



Para Milla Brito, gestante de nove meses, a campanha é importante e deveria ser realizada mais vezes durante o ano. “É de fundamental importância para mim a para meu filho essa vacina. Me deixa muito mais tranquila e beneficia toda a população. Acho que deveria ser realizada de forma mais frequente”, disse a arquiteta.

Este ano o Programa Estadual de Imunizações tem como meta imunizar, até o final da campanha no dia 25 deste mês, de forma indiscriminada, 80% ou mais da população alvo, que inclui idosos a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, pessoal da área de saúde, gestantes e indígenas.



Segundo a secretária Tatiana Paraíso a meta é imunizar 80% da população alvo que é de aproximadamente 331 mil pessoas. “Para facilitar o acesso da população disponibilizamos cerca de 430 postos de vacinação espalhados pela cidade. Ao longo da semana, a imunização será realizada nas unidades de saúde, das 08 às 17 horas. Já no sábado, serão instalados postos de vacinação em locais de grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, feiras livres, bares, estações rodoviárias e de transbordo. Também haverá vacinação volante, quando as equipes visitarão asilos e associações de aposentados”, concluiu.

Influenza

A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. A vacinação é uma das melhores formas de prevenção.
 
Orientações para a população
 
·          Na vacinação das crianças, é muito importante que os pais e/ou responsáveis levem o cartão de vacinação e saibam se a criança já tomou alguma dose anterior; 
·          Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a gravidez;
·          Os doentes crônicos devem levar aos postos de vacinação, documento com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem;
·          Não é preciso levar atestado médico como comprovação de doença crônica;
·          O uso da bebida alcoólica não contraindica a vacinação.

Fonte: Gilberto Júnior // Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir