15 junho 2012

PNEUS SERVEM DE CRIADOUROS DE MOSQUITOS DA DENGUE


Centenas de pneus velhos ao ar livre e cheios de água parada. Este cenário perfeito para a procriação do mosquito da dengue é encontrado todos os dias pelos trabalhadores da Cooperativa de Reciclagem em Geral da Bahia (CRG), no bairro da Mata Escura. Segundo moradores do bairro, dois adultos e uma criança já contraíram dengue naquela localidade.

O presidente da cooperativa, Carlos Alberto, informou que em 2006, quando a instituição foi fundada, houve um acordo verbal entre representantes da  Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e da cooperativa. 

Na ocasião, a prefeitura de Salvador, através da Limpurb, solicitou aos cooperativados  que fizessem a coleta de pneus de vários pontos da cidade e como garantia eles comprariam e recolheriam o material semanalmente que seriam reciclados e  reutilizados como asfalto.
 No entanto, segundo o presidente, o acordo não foi cumprido e por conta disso, as 34 famílias que sobrevivem dos trabalhos da cooperativa e moradores do bairro estão expostos ao inseto aedes aegypti, mais conhecido como o mosquito da dengue, já que centenas de pneus com água acumulada têm servido como criadouro. 
 “Essa situação já virou um problema de saúde pública. Duas crianças já contraíram dengue. Pedimos que a prefeitura cumpra  com o acordo e faça a coleta desses pneus para evitar que mais problemas aconteçam”, desabafou. 
A assessoria de imprensa de Limpurb informou que o órgão não firmou nenhum tipo de acordo com a empresa CRG e, portanto, não teria nenhuma responsabilidade sobre o caso.  "Enquanto os órgãos responsáveis não põem fim ao problema, a gente continua vítima do descaso público", desabafou.
Casos de dengue 
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB),  até maio deste ano, foram notificados 41.913 casos de dengue na Bahia, correspondente a um aumento de 11,8% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 37.465 casos.  

Ainda de acordo com a secretaria, até o momento, 383 (91,8%) municípios notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica, entre os quais se destacam Itabuna, Salvador, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Guanambi, Serrinha, Jacobina, Ilhéus, Serrolândia e Capim Grosso por concentrarem 46,1% das notificações do estado.
Quanto às formas graves da doença: dengue com complicações (Dcc), febre hemorrágica da dengue (Fhd) e síndrome do choque da dengue (Scd), foram confirmados 139 casos em 48 municípios. Até o momento foram confirmados 18 óbitos em todo estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir