12 setembro 2012

VACINA CONTRA DENGUE



RIO - Pela primeira vez, uma vacina se mostrou parcialmente eficaz contra a dengue. Segundo estudo publicado na revista “Lancet”, a companhia farmacêutica francesa Sanofi Pasteur desenvolveu um produto que demonstrou eficácia de 30,2% em um teste de fase 2, realizado com 4 mil crianças, entre 4 e 11 anos, da Tailândia. A Sanofi Pasteur deu início a um teste mais amplo, agora com mais de 30 mil voluntários, recrutados em países de Ásia e América Latina, que deve terminar em 2014.
No primeiro teste do produto, os resultados foram avaliados como decepcionantes, mas em um segundo momento, a vacina, chamada "CYD-TDV", funcionou contra três dos quatro subtipos do vírus, com taxa de eficácia entre 60% e 90% para os sorotipos DEN-1, DEN-3 e DEN-4. Apenas o vírus DEN-2 continuou resistente.
Durante o teste, foram aplicadas três vacinas ou placebos de maneira aleatória, com intervalos de seis meses entre elas. Todas as doenças febris agudas foram observadas. A ideia era avaliar a eficácia protetora contra a doença a partir de um mês após a terceira injeção. De 4 mil crianças, 134 foram diagnosticadas com a doença.
A dengue, provocada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, afeta meio milhão de pessoas por ano, principalmente crianças nas zonas tropicais. Não há, hoje, um tratamento específico. O desenvolvimento de uma vacina é um processo considerado complexo, já que há quatro subtipos de vírus que circulam paralelamente.
— Nosso estudo representa a primeira prova de que uma vacina eficaz contra a doença é possível — disse à revista Derek Wallace, médico da Sanofi Pasteur.





© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir