10 outubro 2012

OUTUBRO ROSA EM SALVADOR

O Projeto “Tocando Salvador”, que consiste na implementação de ações de detecção precoce do Câncer de Mama, intensifica a mobilização na capital baiana.
As atividades no decorrer do mês integram o movimento Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, o que mais causa morte entre as mulheres.
A intenção é inserir como prática constante do profissional de saúde do município o exame clínico das mamas das usuárias do serviço, a mamografia e a ultrassonografia mamária, além de criar uma cultura entre as mulheres para a realização do autoexame, prática essa que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, dentre outros.
Ações de saúde
– A programação do projeto terá continuidade nos dias 11 e 15 de outubro, na Unidade de Saúde da Família (USF) Zulmira Barros, Costa Azul, com Escovação Supervisionada e Aplicação de Flúor para as mulheres e Sala de Espera sobre Prevenção ao Câncer do Colo de Útero e Mama.
- A USF Joanes Leste preparou uma decoração especial. Durante este mês será realizada a exibição de vídeos sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero. As mulheres que não fazem parte da área de abrangência atendida pela unidade poderão fazer exames preventivos, orientação vacinal e exames de mama.
- Palestras, caminhadas, atividades com gestantes e distribuição de preservativos marcarão as ações do 12° Centro Boca do Rio. Agentes Comunitários de Saúde e estagiários da unidade serão responsáveis pela realização da mobilização.
- Em alusão ao Outubro Rosa, a USF Joanes Centro Oeste reforça o agendamento de preventivo e exame das mamas, convocando principalmente, mulheres com faixa etária maior de 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir