29 outubro 2012

PT, PSDB e PSB dividem resultados




Das 17 capitais que tiveram segundo turno, o PSDB, o PSB e o PT elegeram, cada um, três prefeitos. Além da maior cidade do País, São Paulo, o PT ganhou em João Pessoa (PB) e Rio Branco (AC). Os tucanos foram vitoriosos em Manaus (AM), Teresina (PI) e Belém (PA). O PSB venceu em Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Fortaleza (CE). O PDT elegeu dois prefeitos: Natal (RN) e Curitiba (PR).


Outros seis partidos elegeram um prefeito cada um: Vitória (PPS), Campo Grande (PP), Florianópolis (PSD), São Luís (PTC), Macapá (PSOL) e Salvador (DEM). Em relação a 2008, a correlação de forças mudou pouco. Os partidos da base do governo federal elegeram naquela ocasião 20 prefeitos de capitais contra seis da oposição.

Agora, em 2012, os partidos da base de Dilma elegeram 18 prefeitos de capitais contra oito da oposição. O PSB passou a ser o partido na administração de mais capitais - cinco no total. O PT, que elegeu seis, ficou com quatro. Na oposição, o PSDB venceu em quatro, o DEM em duas, e PPS e PSOL em uma capital cada.

No cômputo geral das 50 cidades que tiveram segundo turno, o PSDB elegeu nove prefeitos, enquanto o PT venceu em oito. O PMDB e o PSB foram vitoriosos, cada um deles, em seis cidades. Em seguida, com três prefeitos eleitos, vieram: PDT, PPS, PSD e PCdoB.

O DEM e o PP venceram em duas cidades. Com uma vitória cada estão: PV, PSOL, PR, PRB e PTC. Nos dois turnos, o PMDB, partido com maior número de conquistas, elegeu 1025 prefeitos.



Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir