05 novembro 2012

AGENTES DE SAÚDE VÃO TRABALHAR NOS CEMITÉRIOS APÓS DIA DE FINADOS.



(Foto: Arquivo Infonet)

Objetivo é controlar possíveis reservatórios de focos do Aedes.

Na próxima segunda-feira, 5, pela manhã, as equipes de agentes de endemias da Prefeitura de Aracaju vão visitar os cemitérios da capital sergipana. Depois do feriado nacional, Dia dos Finados, os agentes objetivam identificar e controlar possíveis reservatórios de focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

Os cemitérios, com relação a dengue, fazem parte do rol de áreas estratégicas do Programa da Programa Municipal de Controle da Dengue. Durante todo ano, quinzenalmente, os agentes de endemias realizam atividades de controle do mosquito da dengue, como a borrifação de inseticida.

Otimismo
Os supervisores da dengue afirmam que a cada ano é visível a redução de reservatórios com água parada, dentro de cemitérios.
"Antigamente, as pessoas resistiam às orientações. E apesar de ainda encontramos flores em vasos diretamente na água, houve uma redução significativa dessa prática. Muitos têm preferido levar as flores e colocá-las diretamente em cima dos túmulos", diz o supervisor da dengue da 8ª Região de Saúde, Augusto Figueroa.

A supervisora da dengue do bairro Atalaia, Edjene Scarlet Gomes, garante que no cemitério Helena Alves Bandeira também não é mais comum encontrar vasos para flores com água. Segundo os supervisores da dengue, os coveiros e os agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) têm contribuindo com o controle da dengue.

Da PMA, além da ação rotineira dos agentes de endemias, a Emsurb realiza limpeza interna nos dois cemitérios públicos, João Batista e Helena Alves Bandeira. Já nos cemitérios privados, os agentes fazem o serviço do lado de fora.
Fonte: Ascom SMS e http://bioacs.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir