01 novembro 2012

Camaçari quer combate à dengue




O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Camaçari, por meio da coordenação da Vigilância Epidemiológica, realiza mais uma ação de combate à dengue no Município. Desta vez, será promovida a oficina Capacitação dos Articuladores, marcada para acontecer nesta quarta (31), das 8h às 17h30, no Centro Educacional Paulo Freire, situado no bairro Nova Vitória.

A capacitação é direcionada aos agentes comunitários de saúde e demais profissionais da área, além de comerciantes e líderes comunitários selecionados para multiplicar as ações nas localidades em que residem.

Na oportunidade, serão capacitados 50 moradores dos bairros Parque Satélite, Gleba C, Phoc II, Natal, Ficam, Burissatuba e Nova Vitória, na sede e Vila de Abrantes, Arembepe e Barra do Pojuca, na orla do Município.

A ação, que faz parte do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue do Estado da Bahia, tem como objetivo envolver a população no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e formar uma rede integrada de pessoas para atuar como mobilizadores na luta contra a doença.

A capacitação vai abordar questões relativas à mobilização social e à dengue, a exemplo da forma de contágio, sintomas, medidas preventivas e etapas da evolução do mosquito. A oficina será encerrada com um treinamento sobre o SISMOB (Sistema de Informação da Mobilização Social), utilizado para o registro das ações e que possibilita o gerenciamento e o compartilhamento das experiências do Projeto.

Durante o treinamento serão formados ainda grupos de trabalho, com cinco multiplicadores por bairro. Os participantes receberão material didático e certificado de participação, o que habilita o morador a planejar e executar ações de prevenção e controle da dengue no bairro onde reside.

A Capacitação dos Articuladores é promovida pela Prefeitura de Camaçari em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e a Fundação Luís Eduardo Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir