24 janeiro 2013

‎24 DE JANEIRO DIA NACIONAL DOS APOSENTADOS




Falar da população idosa é sempre um tema complicado. Alguns acham que os idosos mereciam mais respeito e mais direitos no meio da população, já outros discordam e falam que os idosos não prestam serviços para a comunidade e que seus direitos foram conquistados, mas não pode passar disso. O fato é que uma grande parte da população brasileira hoje é idosa, cerca de 10,5 % da população total do país segundo o IBGE.

O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade.

Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%).

A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. O quadro é um retrato do que acontece com os países como o Brasil, que está envelhecendo ainda na fase do desenvolvimento. 

Dirigentes e Associados do SINDINAP Bahia amanhã estarão reunidos em um momento para reflexão e para reafirmar o compromisso com suas bandeiras de Luta.

O Encontro será no Convento Frei Ludovico no Bairro Luis Anselmo (final de linha) a partir das 09h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir