24 janeiro 2013

COLEGA BIRA DESABAFA PELO FACEBOOK: Sindacs coloca interesses particulares acima dos da categoria



Desde a minha entrada para o quadro de funcionários da Prefeitura de Salvador, que percebi uma certa conivência da diretoria do Sindacs com os interesses do prefeito da época. Tinha medo de fazer greve, aceitava qualquer percentual sobre o baixíssimo salário dos agentes, e a pauta de reivindicações salarial não tinha a participação do...s ACEs e ACSs. Desse modo, havia uma clara subserviência aos ditames do patrão opressor. O pior de tudo isso era o fato de os argumentos utilizados pelos diretores, para não lutar efetivamente pelos nossos interesses, serem os mesmos utilizados pelo gestor. Uma verdadeira vergonha e um desrespeito com os agentes de saúde.
Apesar disso, muitos agentes se organizaram e fizeram uma oposição firme e propositiva ao Sindacs, surgindo dessa organização o Movimento da Frente de Transparência e a Associação dos Agentes de Combate às Endemias. A partir daí, as nossas lutas não seriam mais as mesmas. Foram inúmeras as mobilizações e paralisações; volta e meia tinha sempre uma matéria na imprensa sobre a nossa categoria. A colheita desse embate foi a insalubridade, a transmutação de regime, e as gratificações decorrentes da mudança de celetista para estatutário. E os diretores do Sindacs onde estavam?
Como sempre, acomodados e tentando interferir negativamente para que as ações da AACES em favor da categoria malograssem. Tentativa inútil, pois, cada vez mais, os agentes dávamos credibilidade à associação, e ela ganhava o respeito dos gestores. Diante desse fato, a diretoria do Sindacs não teve alternativa senão aquela de se juntar e lutar unida à AACES para defender e reivindicar os direitos dos agentes. Foi uma união instável e cheia de ruídos. Isso porque os diretores sindicais carregavam o ranso de defender os próprios interesses e deixavam os da categoria em segundo plano. Mas não aceitamos e exigimos uma mudança radical.
Por conseguinte, em assembleia, a grande maioria dos ACEs e ACSs resolvemos aderir ao Sindseps e nos desfiliarmos do Sindacs. Nesse momento, a categoria pôde perceber toda manipulação da diretoria sindical. Foram difamações contra a AACES, tentativa de manobra na publicação de uma informação no Diário Oficial do Município, enfim, uma verdadeira vergonha! Tudo isso para passar uma imagem de quem sempre esteve defendendo os agentes: uma grande mentira!
Atualmente, a categoria vê-se atingida por disputas internas dentro do Sindseps e pelos ataques ferrenhos da velha diretoria do Sindacs contra a incansável associação. Enádio, sempre equilibrado  tenta o meio termo para unir as lideranças na luta pelos interesses dos agentes de saúde. Mas a diretoria do Sindacs, mais uma vez, preocupada com os seus interesses, já disse um não, alegando para isso o fato de serem inconciliáveis os apoios da CUT e da Força Sindical às lutas dos ACEs e ACSs. Além disso, afirmam que a AACES sempre trouxe malefícios à categoria, o que é um verdadeiro devaneio e mentira dos diretores sindicais.
Mas não importa, porque a luta continuará, e a categoria sabe reconhecer a liderança da associação e o importante papel que ela teve na conquista dos direitos até aqui obtidos e nos que estão por vir.
Bira um ACE antenado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir