17 fevereiro 2013

Ambulantes das passarelas começam a ser retirados nesta segunda-feira


Começa nesta segunda-feira (18), o reordenamento planejado pela Prefeitura. A operação Ordem na Casa, da Secretaria da Ordem Pública (Semop) pretende retirar todos os ambulantes das passarelas e banir o comércio informal desses locais até o meio deste ano.
 
O presidente da Associação de Trabalhadores Informais de Salvador, Arismário Barreto, conhecido como Alemão, criticou a atitude da Prefeitura. “Tem que padronizar e organizar a cidade. Mas, simplesmente retirar, sem dar opção para a pessoa trabalhar, não existe”, afirma.
A promessa da Semop é que não apenas as passarelas sejam reorganizadas. “Salvador estará de cara nova até o início do próximo ano”, contou a titular da pasta, Rosemma Maluf. De acordo com Rosemma, será realizada a retirada dos informais das passarelas e de outros locais considerados impróprios como a calçada da orla, para os que não sejam vendedores de coco, cana e acarajé.  
Segundo o órgão, o projeto de requalificação deverá ser apresentado no próximo dia 20 e também inclui os camelôs da Avenida Sete, Calçada, Cajazeiras, Rodoviária e Lapa. Conforme foi divulgado, o estudo foi elaborado com base em visitas técnicas aos locais e em reuniões com representantes dos comerciantes informais.
Há cerca de 10 mil trabalhadores informais regularizados na Semop, mas a estimativa do órgão é que o número seja bem maior que 40 mil. Porém, a secretaria pretende retirar boa parte dos ambulantes das ruas para expedir novas licenças até 2014.
O ordenamento vai contar com o apoio das polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal. Mas, a Semop garantiu que a intenção é que seja uma ação pacífica. “Se houver alguém que esteja regularizado, nos vamos relocar”, explicou Rosemma Maluf.
 
O jornal A Tarde divulgou que entre as propostas de relocação, estão os vendedores da Avenida Sete que serão transferidos para São Raimundo. De acordo com a publicação, a Semop vai fazer algumas alterações nos percursos dos ônibus, para garantir o fluxo de clientes. “Algumas linhas de ônibus serão desviadas da Lapa para o local. A ideia é que as calçadas da avenida fiquem livres para o trânsito de pedestres. O passeio é de todos e não de um grupo. Vai ser um desafio, mas vamos ordenar a cidade”, afirmou Rosemma.

Fotos: Gilberto Júnior // Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir