13 março 2013

A AACES , o curso técnico e o incentivo estadual para os ACEs e ACSs


Por Bira
A AACES faz parte do GT, que é o Grupo de Trabalho da Política Estadual do ACE e ACS, promovido pela Secretária Estadual da Saúde via Superintendência de Recursos Humanos da saúde. É responsável pela implementação de políticas que venham beneficiar os agentes de saúde. Esse grupo se reúne periodicamente e a última reunião ocorreu no dia 22/02/2013, às 14h30min, no da Auditório da Auditoria/SESAB.
Essa reunião teve como objetivo a apresentação da Política Estadual da Atenção Básica e instituir os subgrupos do Grupo de Trabalho para discussão e elaboração de propostas para implementação da Política Estadual do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE). Assim, ficou estabelecido que os participantes do GT deveriam se inserir nos seguintes subgrupos: 

• Projeto de Incentivo e/ou gratificação ao trabalho dos ACS/ACE;
• Formação dos ACS e ACES’s;
• Plano de Cargos e Carreiras para ACS e ACE`s;
• Saúde do Trabalhador.

Também foi ressaltada a importância de :
• Maior controle da SESAB/EFTS para que o município de Salvador, que já recebeu recursos financeiros, realize o Curso de Formação dos ACS;
• Cadastramento dos ACE’s no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
• Instituição de um fórum permanente dos ACS/ACE, com a participação de representantes da gestão, promotorias públicas, entre outros;
• Incluir Saúde do Trabalhador como tema a ser discutido nos subgrupos;
• Ampliar e melhorar a informação/comunicação entre COSEMS e municípios, principalmente relacionadas às notas técnicas.

Participaram dessa reunião:Telma Dantas, Rosangela Katayose, Luciano Moura, Taís Carneiro, Ana Teixeira Góes e Rosana Adorno (SUPERH), Adenilson Rangel, Edson Morais e Sergio Papa (SINDACS),Luis Fernando de A.Santos, Cleber Bispo e Josué Ferreira (AACES), Maria Lucia Gutemberg, Marivalda Araujo e Edméia da Silva (FEBACS), Josineide Silva (Sindicato dos ACS-Jequié), Josivaldo Gonçalves (Fórum Estadual das Entidades Sindicais ACS), Gilda Assis (COSEMS), João Emanuel, Jucilene Assunção e Sandra Virgínia (DIVEP/SUVISA) e Rogério Luis Queiroz (Ministério Público – CESAU).

Desse modo, observa-se que em breve os agentes de saúde terão o curso técnico implementado, bem como um incentivo e/ou uma gratificação ao trabalho do ACE e ACS, diferentemente do que foi implantado. A próxima reunião será na semana que vem. Certamente, a AACES se fará presente, e aguardem porque, em breve, estaremos dando boas notícias. É a associação lutando por melhores condições de trabalho e uma boa remuneração dos agentes de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir