28 março 2013

Ao lado de Geddel, Neto inaugura obra da Vasco da Gama


O prefeito ACM Neto entregou, ontem a noite de hoje (27), as obras da Vasco da Gama, que melhoram a trafegabilidade na região através da cobertura do canal, permitindo um corredor exclusivo para ônibus. De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, a via está aberta para circulação de veículos hoje  (28). Seria irônico, os vereadores aprovarem o parecer do TCM rejeitando as contas de João Henrique (PP) no mesmo dia em que a principal obra iniciada na segunda gestão dele foi inaugurada. O ex-prefeito nunca escondeu que gostaria de participar do evento, mas não houve convite.

Na ocasião, o prefeito ACM Neto reafirmou a iniciativa da Prefeitura em acelerar as obras, para que fosse entregue à cidade como presente pelos 464 anos de fundação. “Salvador merece essa iniciativa e muitas outras que estão por vir. Mesmo com dificuldades, conseguimos tirar projetos importantes do papel, como o Domingo é Meia, escolas em tempo integral, reforma dos postos de saúde e a requalificação do canal da Avenida Nilo Peçanha (Calçada), também com recursos do Ministério da Integração Nacional, que acabará com um problema histórico de alagamentos na região”, elencou.

Presente na ocasião, o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa Econômica, Geddel Vieira Lima, lamentou o fato de que, quando era ministro da Integração Nacional, ACM Neto ainda não era prefeito de Salvador. Ele também parabenizou a Prefeitura pelos feitos em apenas 60 dias de gestão, e colocou o PMDB à disposição para ajudar a conseguir recursos federais para realização de projetos na cidade.
 

Obra

A Superintendência de Conservação, Manutenção e Obras Públicas (Sucop) realizou intervenções de macro e microdrenagem da avenida Vasco da Gama no sentido de resolver o problema de drenagem. A intenção é evitar acúmulo de dejetos que provocam a proliferação de mosquito, eliminando a chance de alagamento em dias de chuva.

No canal, que atravessa os 1,3 km de extensão da avenida, foi feito um colchão de areia, onde foram assentadas galerias triplas de 3 metros de largura por 2,5 metros de altura, sobre as quais foi implantado o revestimento asfáltico. As captações de drenagem existentes ao longo da avenida passam a ser canalizadas para essas galerias, evitando possíveis alagamentos.

A Sucop preservou algumas árvores existentes na região e está implantando uma área verde ao longo da obra. Também foram implantadas três palmeiras imperiais e outras árvores ao longo do canteiro central, em substituição às 33 plantas que foram erradicadas. A iluminação do local conta com 263 novos postes duplos na cor azul, de 12 metros, com 483 luminárias.

As obras foram iniciadas na gestão passada e foram viabilizadas com recursos do Ministério da Integração Nacional. Custou, ao todo, R$56 milhões. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, foi fundamental a pressão da Prefeitura para agilizar a conclusão da obra, permitindo que fosse entregue este mês.

“Quando assumimos determinamos que fosse acelerado o processo de pavimentação, que ainda faltava cobrir 50% da via, concluímos a macrodrenagem, além de viabilizar a urbanização, iluminação e paisagismo”, observou Fontana.

Trânsito

Em relação ao estacionamento de veículos ao longo da via, o superintendente Fabrizzio Muller afirmou que estão sendo construídas alternativas junto à comunidade, para que seja garantida a fluidez do trânsito sem prejudicar os moradores e comerciantes da região. “Mas já estamos fiscalizando as infrações que estão sendo cometidas, como veículos parados em cima do passeio ou em locais irregulares”, apontou. Também participaram da cerimônia de inauguração o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Câmara, secretários e gestores municipais, e demais autoridades.

Fonte: Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir