18 abril 2013

Trabalhadores realizam manifestação contra aumento da taxa básica de juros



  • As Centrais Sindicais (Força Sindical, CTB e Nova Central Sindical) realizaram um protesto em frente ao prédio do Banco Central, em Salvador, hoje (17), às 09h, contra o aumento da taxa básica de juros, a Selic, que é referência para empréstimos e financiamentos no Brasil. O protesto ocorreu simultaneamente em várias cidades do país com o intuito de repudiar a alta inflação e a possível retomada da alta de juros.

    As Centrais Sindicais fizeram uma manifestação para pressionar o governo a reduzir os juros em frente à sede da instituição que decide o rumo do juro básico da economia.  A inflação acumulada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 12 meses chegou a 6,59% em março, maior índice desde novembro de 2011, quando a taxa ficou em 6,64%. O conselho monetário BC se reúne hoje para decidir se a taxa Selic sofrerá alguma mudança ou não.

    A presidente da Força Sindical Bahia, Nair Goulart, disse que o ato foi para protestar contra a política de juros altos que tanto prejudica a população, o consumo e a geração de novos postos de trabalho. “Os trabalhadores exigem a queda dos juros porque é preciso fomentar a produção, aumentar os investimentos para o desenvolvimento do país e gerar empregos. A alta taxa de juros abre espaço para especulação e diminui o investimento produtivo e o crédito.”, disse Nair.

    A Força Sindical e as demais Centrais irão cobrar do governo medidas para reduzir a taxa que hoje ainda continua entre as maiores registradas no mundo. Para a Força, é preciso que o governo mantenha uma política de redução dos juros e que dê continuidade à política de corte da taxa Selic, que somada a outras medidas, será possível estimular os investimentos públicos e privados em vários setores.

    Manifestação
    A manifestação dos trabalhadores contou com a participação de vários Sindicatos Filiados à Força, como o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (Sintepav), Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telemarketing e Terceirizadas de Tele atendimento do Estado da Bahia (Sintet), Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas do Recôncavo da Bahia, (Stimnaval), Sindicato dos Rodoviários Urbanos, Sindicato dos Rodoviários Intermunicipais Sindicato dos Investigadores de Polícia Civil da BA (Sindpol) e da Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Salvador (Aaces).

    O presidente da CTB-BA, Adilson Araújo,  criticou o conservadorismo da política econômica do governo Dilma. Para ele, a alta da taxa Selic representará um “banho de água fria na geração de empregos”. Outro argumento do dirigente é que “a inflação não deve servir de pretexto para fortalecer o interesse do capital especulativo”.

    O ato também contou com dois repentistas que remeterem suas apresentações ao combate à elevação da taxa de juros, que pode gerar desemprego entre os trabalhadores. Sindicatos da CTB e da Nova Central também participaram fortalecendo a unidade de ação das Centrais Sindicais.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir