28 junho 2013

A Força Sindical pela reposição do rombo do FGTS


A briga pela reposição das perdas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos trabalhadores brasileiros já está nas ruas e fábricas. Todo trabalhador que teve algum saldo no seu fundo entre 1999 e 2013 tem direito a pedir a reposição.
O total a ser recebido em muitos casos chega a 88.3% do valor depositado. O rombo aconteceu porque desde 1999 o governo manipula o cálculo da TR (Taxa Referencial), índice usado na correção do FGTS. Dessa forma, os trabalhadores passaram a ter seus saldos atualizados com valores muito abaixo da inflação. O total das perdas de todos os trabalhadores brasileiros soma, sem dúvida, bilhões de reais no período.
Para esclarecer os trabalhadores, a Força Sindical está realizando panfletagem, em diversas cidades, com explicações sobre o rombo e orientações para quem quiser entrar com sua ação. A Força Sindical também já protocolou na Justiça Federal uma ação coletiva pedindo a reposição das perdas.
Outro passo importante da luta contra o rombo do fundo foi dado na Câmara dos Deputados. A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de minha autoria convidando o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o secretário executivo d Conselho Curador do FGTS, Quenio Cerqueira França, para prestar esclarecimentos sobre os rombos nas contas do fundo.
Vale lembrar que para entrar com seu pedido de revisão, você deve procurar o sindicato da sua categoria munido das cópias dos seguintes documentos> Cédula de Identidade, comprovante de endereço, PIS/Pasep (cópia da CTPS), extrato do FGTS (Caixa Econômica Federal) e carta de concessão do benefício (no caso dos aposentados).
Enfim, garfaram 88.3% do seu FGTS. Um verdadeiro crime econômico contra a classe trabalhadora. Vamos, juntos, recuperar as perdas na Justiça.
Paulo Pereira da Silva é presidente da Força Sindical e deputado federal pelo PDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir