18 julho 2013

Conselheira Nair tem importante participação em Seminário Internacional


Discurso da conselheira e Presidente da Força Bahia na comemoração de 10 anos do CDES foi elogiado por todos os presentes
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) realizou ontem (17), em Brasília, a 41ª Reunião Plenária, que marcou os seus dez anos de criação, com um Seminário Internacional sobre Desenvolvimento, reunindo as conselheiras, os conselheiros e mais de 20 Conselhos de vários países da América Latina e Caribe. A programação prevê debates sobre os desafios para a governança global e as transformações no Brasil e na América Latina e Caribe.
O seminário contou com a participação do Embaixador Eduardo dos Santos, Ministro das Relações Exteriores em exercício, e do Embaixador Roberto Azevêdo, Diretor-Geral eleito da Organização Mundial do Comércio. A Presidenta Dilma Rousseff também participou do evento, no final da manhã.
A presidente da Força Sindical Bahia e Conselheira do CDES, Nair Goulart, esteve presente na abertura e continua na capital do Brasil até o dia 19. A apresentação da conselheira Nair, no Seminário Internacional sobre Desenvolvimento, foi sobre questões urbanas com ênfase em mobilidade.
O discurso de Nair, que foi elogiado por todos os presentes, pela imprensa e pela Presidente Dilma, relembrou o que Marilena Chaui chamou de Inferno Urbano: a explosão do uso do automóvel individual em detrimento do transporte coletivo; explosão imobiliária com os grandes condomínios (verticais e horizontais) e shopping centers, que produzem uma densidade demográfica praticamente incontrolável; aumento da exclusão social e da desigualdade com a expulsão dos moradores das regiões favorecidas pelas grandes especulações imobiliárias e o consequente aumento das periferias carentes e de sua crescente distância com relação aos locais de trabalho; o transporte coletivo indecente, indigno e mortífero.
“A inserção produtiva melhorou, mas a vida cotidiana se degradou, inclusive para os que dispõem de transporte particular. A organização foi muito rápida e muito intensa como poucos países experimentaram, porém, locais diferentes receberam investimentos menos dinâmicos e o resultado disso foi que a desigualdade social ficou mais evidente nos grandes centros urbanos.”, disse Nair. Ainda de acordo com a Presidente da Força BA e conselheira do CDES, no cenário crescente do protagonismo brasileiro é preciso inverter as prioridades.
Durante a tarde, Alicia Bárcena Ibarra, secretária-executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) abordou o tema “Transformações na América Latina e Caribe” e em seguida houve um espaço para intervenções dos conselheiros e conselheiras e de parceiros do Conselho, como Rogério Studart (Diretor-Executivo do Banco Mundial -Bird para Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas e Trinidad e Tobago); Gustavo Porras (Presidente do Conselho Econômico e Social da Guatemala) e Julián Ariza, conselheiro do Conselho Econômico e Social da Espanha.

Fonte: Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir