12 julho 2013

Trabalhadores baianos param o estado no Dia Nacional de Luta e a FORÇA SINDICAL E A AACES estava lá



    Milhares de trabalhadores baianos de diversas categorias e representantes de diversos movimentos sociais participaram no dia 11, em Salvador e no interior do estado, do dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações, para reivindicar pautas histórias da classe trabalhadora. Na capital a caminhada saiu do Campo Grande às 12 horas e percorreu o centro da cidade até chegar a Praça Municipal, e a direção da AACES estava lá junto com a Força Sindical.

    A marcha da Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) refletiu os anseios e as reivindicações históricas das organizações dos trabalhadores.


    Após o momento histórico que ficou conhecido como a Greve de 1983, o Dia Nacional de Luta é a maior mobilização dos trabalhadores do Brasil. Para Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia, o Dia Nacional de Luta é o movimento de organização dos trabalhadores de todas as categorias e foi o dia de chamar atenção da sociedade, do governo federal e estadual porque os trabalhadores precisam ser ouvidos. “Esse é o momento de fortalecer a classe trabalhadora, garantir o avanço na pauta de reivindicações, com enormes possibilidades de um Brasil e uma Bahia mais fortes.”, disse Nair.



    O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada, Sintepav BA, também fez parte da retomada do processo de uma das maiores mobilizações da classe trabalhadora.   De acordo com Bebeto Galvão, Presidente do Sintepav BA e Diretor da Força Sindical BA, as obras públicas que estão sendo tocadas em todo o Brasil devem ser consideradas como parte da valorização social dos trabalhadores e assim sendo, compete ao governo atuar proativamente para evitar a degradação do trabalho na construção pesada e nos diversos segmentos. “Esse é o momento dos trabalhadores demonstrarem a sua força, através da mobilização e unidade política”, afirma Galvão.


    No interior do estado houve manifestações em Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Ilhéus, Camaçari, Nazaré, Salinas, Itabuna, Xique-Xique e Vitória da Conquista.

    Pauta de reivindicações:
    Piso Salarial Regional
    Fim da Violência e Genocídio da Juventude negra
    Combate à seca
    Transporte público de qualidade, redução da tarifa e mobilidade urbana
    Fim do Fator Previdenciário e recuperação do poder de compra dos aposentados
    Jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial;
    Reajuste digno para os aposentados;
    Mais investimentos em saúde e educação;
    Transporte público de qualidade;
    Fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização;
    Reforma Agrária;
    Fim dos leilões do petróleo

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA e do Sintepav BA

Vejam outras fotos clicando em mais informações abaixo:
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir