09 julho 2013

Wagner garante que até 2014 primeiro trecho da Linha 1 do metrô estará pronto

O governador Jaques Wagner apresentou à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, os novos pleitos de mobilidade urbana para Salvador e a região metropolitana, com detalhamento de prazos dos projetos e obras.
 
O encontro aconteceu nesta segunda-feira (8), em Brasília, e dele também participaram os secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, e do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e o secretário do PAC do Ministério do Planejamento, Maurício Muniz.
 
Wagner explicou que os novos projetos buscam o avanço da mobilidade urbana na capital baiana, resolvendo os problemas do trânsito intenso ao desafogar os gargalos das vias mais movimentadas da cidade.
 
Com investimentos de R$ 4 bilhões, os projetos incluem vias transversais, ligando a parte norte (Baía de Todos-os-Santos) da capital ao Oceano Atlântico, e a substituição do trem do subúrbio, que seria transformado em Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para beneficiar toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS).
 
“Se esses projetos forem realizados, Salvador terá uma nova mobilidade urbana. Estou certo de que a ministra Miriam Belchior ficou impressionada com a necessidade dos projetos apresentados”, disse o governador.
 
O trajeto do VLT Metropolitano vai do centro de Salvador, no Comércio, passando pelos municípios de Candeias, Dias D’Ávila, Simões Filho e Camaçari, ligando o Subúrbio Ferroviário ao Polo Industrial de Camaçari. ”Queremos atender toda região metropolitana, aproveitando a linha ferroviária, que, no passado, atendia a região do Subúrbio, e nós a reformaremos como VLT”, explicou o secretário Rui Costa.
 
Também foram apresentados os projetos das Vias Estruturantes - as avenidas Gal Costa e 29 de Março, que cortarão transversalmente a cidade, interligando o norte e a orla, e serão atendidas pelo sistema de transportes BRT.
 
A ministra salientou que governo federal tem total interesse na agilidade das obras e que o Ministério do Planejamento vai alinhar as prioridades do governo estadual com os recursos do PAC.
 
Metrô 
 
O governador disse também à ministra que até junho de 2014 o primeiro trecho da Linha 1 do metrô, que vai até o Retiro, estará em funcionamento, e em dezembro do mesmo ano operando até a Estação Pirajá, concluindo toda linha.
 
O secretário Rui Costa acrescentou que a obra das linhas 1 e 2 estão com início previsto para outubro deste ano. Wagner destacou como prioridade a obra de expansão do metrô para Águas Claras/Cajazeiras, com o propósito de atender à segunda maior concentração populacional da RMS, compreendida pelos bairros de Águas Claras, Cajazeiras e Fazenda Grande.
Fonte: Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir