01 agosto 2013

Operação da Vigilância Sanitária resulta em descarte de alimentos e penalidades à supermercados

vistoria_supermercados_visa_jul2013
16 estabelecimentos visitados, cerca de 240 quilos de alimentos apreendidos e inutilizados e emissão de 04 autos de infração. 




Esse foi o resultado da operação especial realizada nesta quarta-feira (31) pela Vigilância Sanitária na rede supermercadista da capital baiana, com o objetivo de minimizar os riscos à saúde pública oferecido pelo consumo de alimentos impróprios.

As principais irregularidades referiram-se ao acondicionado irregular dos produtos como frangos, carnes, polpas de frutas, iogurte, peixes e camarões - que estavam fora da temperatura exigida, tornando-os impróprios para consumo humano.Também foram encontrados itens com embalagens danificadas, sem identificação e data de fabricação, além de prazo de validade vencido, descumprindo o Decreto Municipal nº. 17.657/2007, no que se refere ao fatiamento e/ou fracionamento de alimentos perecíveis.

Os fiscais observaram ainda a higiene dos ambientes e equipamentos, presença de vetores e pragas, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, áreas de manipulação, câmaras frigoríficas e depósitos, instalações de funcionários eatestados de saúde ocupacional (ASO).

Foram inspecionadas as unidades do Bompreço dos bairros da Vasco da Gama, Nazaré, Largo do Papagaio, Itapuã, Pau da Lima e São Caetano; Hiper Bompreço da Bonocô e Cabula; Makro da Avenida Tancredo Neves; Extra da Paralela; Supermercado Todo Dia de Pernambués, Águas Claras, Liberdade, Castelo Branco e Periperi; e Atacadão da Liberdade. O setor regulado terá 15 dias para apresentação da defesa na sede da Vigilância Sanitária, situada na Av. Vasco da Gama, 4209.


Ações da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária realiza ações contínuas em estabelecimentos comerciais e industriais, prestadores de serviços e produtos de interesse da saúde, para avaliação e verificação do cumprimento das exigências legais.

No período de janeiro à julho, foram  realizadas 222 ações de fiscalização nas diversas redes de supermercados de Salvador. O resultado destas ações geraram 117 Autos de Infração, 53 Autos de Apreensão, com 30 interdições total ou parcial, além de todos os estabelecimentos inspecionados terem sido notificados. As ações de fiscalização neste segmento estão sendo feitas rotineiramente com objetivo de reduzir, prevenir ou eliminar os riscos á saúde do cidadão.


Denúncias

O cidadão pode realizar denúncias à Vigilância Sanitária através do Disque Saúde 160, motivando as fiscalizações por parte do poder público.


Lista das unidades

Barra/Rio Vermelho
Makro - Avenida Tancredo Neves

Boca do Rio
Extra - Paralela

Brotas
Bompreço - Vasco da Gama
Hiper Bompreço - Bonocô

Cabula/Beirú
Hiper Bompreço - Cabula
Supermercado Todo Dia - Pernambués

Cajazeiras
Supermercado Todo Dia - Águas Claras

Centro Histórico
Bompreço - Nazaré

Itapagipe
Bompreço - Largo do Papagaio

Itapuã
Bompreço - Itapuã

Liberdade
Supermercado Todo Dia - Liberdade
Atacadão - Liberdade

Pau da Lima
Bompreço - Pau da Lima
Supermercado Todo Dia - Castelo Branco

São Caetano/Valéria
Bompreço - São Caetano

Subúrbio Ferroviário
Supermercado Todo Dia - Periperi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir