05 fevereiro 2014

Galinhas e gatos são usados para combater insetos em presídio de Jequié

Galinhas e gatos são usados para combater insetos em presídio de Jequié
Fotos: Mário Bittencourt / UOL
Pelo menos 14 galinhas e 50 gatos convivem com detentos no presídio do município de Jequié, no sudoeste da Bahia. Os animais foram colocados no local para combater escorpiões, baratas e ratos que se espalham pelas dependências da unidade prisional. A proliferação dos insetos acontece, de acordo com informações da Defensoria Pública do Estado, pela falta de limpeza da rede de esgoto da unidade prisional superlotada. Mesmo com capacidade para 368 detentos, o complexo abriga 857 em condições precárias.
"Faltam colchões, vigilantes, agentes, policiais...", diz a defensora pública Yana Araújo que ainda indica problemas na infraestrutura do prédio, como infiltrações e rachaduras. Falta de alimentos, sistemas de alarme, cobertores e água são outras deficiências do local. A situação foi relatada em ação judicial, na qual a Defensoria Pública pediu a proibição da transferência, para Jequié, de detentos da cidade de Vitória da Conquista, na mesma região. 
A Justiça acatou o pedido na semana passada. Em janeiro deste ano, o governo divulgou que o sistema prisional baiano terá mais 3.822 vagas, que serão colocadas à disposição em Vitória da Conquista, Salvador, Itabuna, Barreiras, Irecê, Brumado, Paulo Afonso e Juazeiro. As informações são do UOL. O Bahia Notícias tentou contato com a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), mas não obteve resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir