04 junho 2014

Prisco deixa a Papuda e volta para Salvador



O vereador Marco Prisco (PSDB) deixou o presídio da Papuda, em Brasília, por volta da 1h da madrugada desta quarta-feira (4).  O Bocão News acompanhou com exclusividade a saída do edil, que estava preso desde o dia 18 de abril. A reportagem chegou na capital do Distrito Federal desde o domingo (1º), cuja previsão de saída do líder grevista seria na segunda, dia 2.

Entretanto, impasses com relação às medidas cautelares e atraso no alvará de soltura, fizeram com que Prisco permancesse preso mesmo após a prisão preventiva ter sido revogada na última sexta, dia 29 e a fiança ter sido paga desde às 10h do dia 2.

Abatido e quase 20 quilos mais magro, o vereador esbanjou felicidade e sorriu assim que reencontrou os advogados na porta da Papuda, em Brasília. Sem falar com a imprensa, o vereador se dirigiu ao quarto de um hotel onde dormiu, após 40 dias vividos dentro de um presídio de segurança máxima. Prisco segue para a capital baiana nas primeiras horas de hoje.





O caso

O site Bocão News desembarcou no domingo (1º), em Brasília, para acompanhar a saída do vereador Marco Prisco (PSDB), preso desde o dias 18 de abril, um dia após o fim da greve da Polícia Militar que durou 48 horas na Bahia.

Na tarde de domingo (1) os advogados de Prisco seguem rumo ao Distrito Federal onde irão dar entrada ao pagamento de fiança, equivalente a 30 salários mínimos. A liberação do vereador deve ser concedida na manhã de segunda (2). De lá, Prisco voltra para a capital baiana.

A decisão da Justiça sobre a liberação de Prisco saiu na tarde de sexta (29) e a prisão preventiva foi substituída por medidas cautelares. (Ver abaixo). A prisão foi revogada pelo juiz substituto da 17ª Vara Federal, Fábio Roque, a pedido do corpo jurídico que o acompanha.

Entre as medidas cautelares, Prisco não poderá frequentar quartéis ou ter contato com diretores de qualquer associação de policiais militares. O vereador também não poderá se ausentar de Salvador sem autorização prévia da Justiça, além do afastamento da diretoria da Aspra.

Prisco na Papuda

Prisco foi preso 24 horas após acordo feito com o Governo do Estado e categoria definir encerrada as mobilizações de militares. A prisão, que tinha como argumento a manutenção da ordem pública. Ele foi preso quando seguia com a família para a Linha Verde e foi abordado por policiais federais.

Em 3 de maio, ele foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após passar mal no Presídio da Papuda. Os advogados do vereador chegaram a afirmar que ele havia sofrido um infarto, o que foi descartado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

No último dia 20 Prisco recebeu alta do Hospital Regional Asa Norte e voltou para a Papuda. No ano passado, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou Prisco e mais seis pessoas por crimes praticados contra a segurança nacional durante a paralisação de 2012, que durou 12 dias e registrou 189 homicídios.

A última greve da PM, também comandada por Prisco, durou do dia 15 a 17 de abril e teve um balanço de 40 homicídios em Salvador e Região Metropolitana.

Fonte: Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir