24 julho 2014

COORDENAÇÃO GERAL DE GESTÃO DA ATENÇÃO BÁSICA GARANTE: REPASSE DO PISO JÁ É FEITO DESDE FEVEREIRO PARA OS ACS


A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador – BA (AACES) entrou em contato com a Secretaria de Atenção à Saúde para esclarecer as dúvidas sobre o repasse que garante o pagamento do piso nacional dos agentes de saúde, conforme a Lei 12.994, de 17 de junho de 2014, que institui o piso nacional da categoria e dá as diretrizes para o plano de carreira desses profissionais. A Sra. Aliadne Sousa, coordenadora geral de Gestão da Atenção Básica, informou que o repasse, dos agentes comunitários de saúde (ACSs), está sendo feito desde fevereiro, quando a Portaria 314, de 28 de fevereiro de 2014, aumentou o incentivo para R$1.014,00. Portanto, a verba para o cumprimento da lei do piso para os ACSs já está garantida.
No tocante aos agentes de combate às endemias (ACEs), a coordenadora disse que essa questão é da responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Diante dessa informação, a AACES entrou imediatamente em contato com a SVS e aguarda uma resposta sobre o respasse para o pagamento desses agentes.
Ainda ontem o secretário de Gestão, Alexandre Pauperio, contactou com a AACES informando que já enviou um representante da Gestão a Brasília, a fim de que obtenha esclarecimentos sobre o cumprimento do piso. E , em breve, estará marcando uma reunião para discutir o assunto. Dessa forma, a associação está atenta para cobrar o pagamento imediato do piso salarial nacional desses trabalhadores, sem mexer em um centavo sequer das gratificações. Logo abaixo está a resposta da Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica aos questionamentos da AACES.
.

“Prezado Ubiraci,

A Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), por meio do Departamento de Atenção Básica é responsável pelo repasse do custeio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os Agentes de Endemia ficam sob responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS. No que diz respeito aos ACS já repassamos desde de fevereiro de 2014 o valor referente ao piso (PT 314 de fevereiro/2014 – anexo)

Segue os links de onde você pode encontrar detalhes sobre o repasse feito aos municípios.

link Fundo Nacional de Saúde

Sala de Apoio a Gestão - SAGE

segue contato na SVS  3315 3777 ou  3315 3706.

Att.

Aliadne Sousa
Coordenação Geral Gestão da Atenção Básica- CGGAB
Departamento de Atenção Básica - DAB
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Ministério da Saúde - MS
Edifício Premium SAF Sul – Quadra 2 – Lotes 5/6
Bloco II  - Subsolo  - Sala 10 - Brasília - DF CEP: 70.070-600

http://dab.saude.gov.br/  61. 3315.9099”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir