29 julho 2014

Vacina contra a hepatite A entra no calendário nacional



SAÚDE

O Globo
Atualizado em 29/07/2014 16:01:44




A vacinação já começou no Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anuciou nesta terça-feira o início da campanha nacional de vacinação contra hepatite A. A campanha é dirigida a 3 milhões crianças de um a dois anos de idade. O governo estabeleceu como meta vacinar pelo menos 95% das crianças desta faixa etária. O ministério informa que já mandou 1,2 milhão de doses para os estados. A vacinação já começou no Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul.
A campanha faz parte do esforço do ministério em torno do Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais (28 de julho). Com a inclusão da vacinação contra hepatite A, o ministério passa a oferecer a população os 14 tipos de vacinas básicas, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), A vacinação de crianças de um a dois anos contra hepatite A é uma forma de se proteger contra a doença sobretudo na fase adulta.
- Já houve uma redução significativa da circulação viral da hepatite A no país, com a melhoria das condições sanitárias. Com a vacinação das crianças, grupo mais vulnerável e exposto à doença, podemos diminuir ainda mais a circulação deste vírus - disse Chioro.
O ministério considera muito importante que os pais levem os filhos aos postos de saúde para serem vacinados. A hepatite A pode ser letal, sobretudo na fase adulta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir