30 setembro 2014

ENÁDIO: ÍCONE DA LUTA PELOS DIREITOS DOS AGENTES DE SAÚDE

Por Ubiraci Moraes                

O Dicionário da Língua Portuguesa de Evanildo Bechara define ícone como “pessoa ou coisa que simboliza alguma virtude, capacidade, etc. do comportamento de uma época”.



Enádio é essa pessoa que aglutina em torno de si virtude, capacidade e um comportamento traduzido em ações em prol dos agentes de saúde. Nunca é muito falar que a história de vida dele confunde-se com a história de conquistas desses trabalhadores. Quem poderia negar a luta que travou para que muitos colegas não ficassem de fora dos quadros da prefeitura por causa de um erro no Edital do concurso? Quem seria capaz de negar-lhe o esforço que dispensou para que os servidores tivessem o direito à insalubridade assegurado? Assim também foi o desgaste que sofreu porque acreditou que era possível que a categoria mudasse do regime celetista para o estatutário. O enfrentamento com políticos foi muito duro, mas venceu. A antecipação das gratificações, bem como a construção do projeto do horário ininterrupto também foram fruto do seu incansável embate pelas conquistas dos agentes. Recentemente, viu-se as suas inúmeras idas a Brasília para lutar pela aprovação do projeto que instituía o piso nacional. Aqui foi pioneiro, pois , aguerrido e ousado como é, conseguiu articular com parlamentares o sucesso do projeto no Congresso Nacional. Hoje, luta pelo cumprimento da Lei 12.994. E deseja ardetemente que os servidores recebam o piso.



Sabe-se que os adjetivos acima não dão conta das qualidades que esse companheiro tem, mas essa é a forma de reconhecimento e de parabenizá-lo pela passagem de seu aniversário. Sinta-se abraçado e amado, Enádio, por todos os agentes de saúde de Salvador e pelos diretores e delegados da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador – BA (Aaces), cuja presidência é honrosamente ocupada por você. Feliz aniversário, companheiro!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir