16 fevereiro 2015

Cresce procura por testagem rápida para detecção de Aids e DSTs


Por Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)
Em apenas 30 minutos, cerca de 759 foliões puderam conhecer sua condição sorológica para a Aids, Hepatites B e C e Sífilis. Esse é o número de pessoas que passaram pelas duas unidades do projeto Fique Sabendo até a noite deste domingo (15).
 
A iniciativa faz parte das ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST'S) e Aids, e propõe a detecção precoce dessas enfermidades através do teste rápido com a coleta de apenas uma gota de sangue. Em dois dias de atuação, foram realizados 3.036 exames, resultando no registro de 14 diagnósticos positivos para HIV, 67 para Sífilis, 03 reagentes para Hepatite B e 06 para o tipo C. Houve um acréscimo de 85% na quantidade de exames realizados em comparação com o mesmo período do ano passado (1.640).
 
O posto da Rua Marquês de Leão, na Barra, foi o local que mais realizou testes (1860), seguido da unidade da Praça Municipal, no Centro Histórico com 1.176 testes coletados. As unidades funcionam até amanhã (04), das 09 às 21 horas, no Centro Histórico, e das 12 às 24 horas, na Barra.
 
Aqueles que obtiverem sorologia positiva contam com a assistência de uma equipe multidisciplinar, que realiza a triagem e os encaminha para diagnóstico, exames e tratamento em uma das unidades de referência da Secretaria Municipal de Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir