26 março 2015

Doença misteriosa de Camaçari pode ser roséola ou parvorírus-B19

Bahia (Foto: Hebert Viera/Arquivo pessoal)Hebert Vieira reclama de manchas pelo corpo
(Foto: Hebert Viera/Arquivo pessoal)
Após reunião realizada nesta quarta-feira (25), entre a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde de Camaçari, duas hipóteses foram levantadas para explicar a doença misteriosa que tem acometido diversos moradores da cidade localizada na região metropolitana deSalvador: roséola e parvovírus-B19, cujos sintomas combinam com os apresentados pelas pessoas que procuraram as unidades de saúde do município.
Entre os sintoma destacam-se pintas, dores e coceira pelo corpo. De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica de Camaçari, Celso Joélio, até a última terça-feira (24), 39 casos da doença ainda não diagnosticada foram registrados oficialmente na cidade.
Em entrevista ao G1, Celso informou que a reunião desta quarta também definiu uma providência a ser tomada: amostras de sangue coletadas de alguns pacientes serão enviadas para laboratórios do Paraná e Rio de Janeiro.
"Não há na Bahia laboratórios apropriados para fazer o diagnóstico da roséola e do parvovírus-B19, por isso faremos os exames fora do estado", afirma Celso.
O diretor acrescenta que as amostras serão enviadas ainda nesta quinta-feira (26) para o Laboratório Central do Estado da Bahia (Lacen), que fará o envio para os estabelecimentos do Paraná e Rio de Janeiro. "Não há previsão de retorno destes exames, mas já temos cinco amostra prontas para ser enviadas ao Lacen", diz.
Joélio afirma que os registros da doença foram feitos em bairros diferentes da cidade e que outros casos também foram encontrados em municípios da região. O diretor conta que testes realizados em pacientes descartaram a possibilidade de se tratar de dengue, febre chikungunya, rubéola ou sarampo. Ele acredita que embora ainda não tenha sido identificada, a doença tem evolução benigna e não resulta em nenhum outro problema à saúde.
"Já adiantamos que não é motivo para pânico. Estamos passando antialérgico e as pessoas estão melhorando. A doença não está oferecendo risco nenhum. Mas é óbvio que a gente precisa saber o que é", explica.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), os sintomas duram em média sete dias e desaparecem sem causar nenhum dano. O órgão afirma que os pacientes não têm febre.
Entre os casos registrados em Camaçari está o do caldeireiro Hebert Vieira. "Desde segunda-feira (23) que o corpo está empolado, coçando muito, mole, dolorido, como se tivesse com febre. Fui ao médico e ele mandou fazer um hemograma. Fiz, só que o resultado deu normal, sem qualquer alteração. A partir daí o médico me passou outros dois remédios, mas foi mais como se fosse um palpite, porque ele não sabe o que é", afirma.
Os mesmos sintomas foram sentidos pela recepcionista Thamires Lima. "Começou como se fosse uma gripe, o corpo cheio de mancha e agora está coçando. Desde segunda-feira que estou assim, mas as dores no corpo começaram no sábado (21). O médico disse que não sabia o que era, mas passou um remédio e não melhorou", lamenta.
Por conta do problema, Vieira faltou ao trabalho. Ele conta que irá esperar alguma evolução no quadro para voltar ao médico."Algumas pessoas me disseram que depois de dois ou três dias se regulariza e melhora. Vou esperar um pouco. Mas a pessoa fica angustiada porque procura logo resolver e não consegue. Quando vc não tem diagnóstico fica logo preocupado. Como vou lidar com uma situação que não sei tratar?", questiona.
A Secretaria de Saúde de Camaçari afirma que as pessoas que apresentarem os sintomas devem procurar a unidade de saúde mais próxima para serem orientadas.
Fonte: G1

Um comentário:

  1. BOA TARDE, ALGUÉM TEM ALGUMA NOTICIA SOBRE ANDAMENTOS DO PISO SALARIAL DOS ACS E ACE.

    ResponderExcluir

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir