16 setembro 2015

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE NO ESTADO DA BAHIA


Para prevenir e controlar a dengue, é preciso que todos participem, pensem juntos e busquem estratégias para engajar a população na luta permanente contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Esse é o objetivo do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, que está sendo desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com 23 (vinte e três) municípios baianos e com assessoria técnico operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

O projeto prevê a criação de uma rede de mobilização social envolvendo municípios selecionados entre os que apresentam maiores índices de infestação, casos notificados e letalidade por dengue.

Em cada município, a mobilização é organizada por coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde e a Diretoria Regional de Saúde (Dires), que identificam articuladores, moradores dos bairros envolvidos, voluntários com liderança e capacidade de
comunicação para promover a mobilização em suas comunidades.

A proposta do Projeto é reforçar o componente de Comunicação e Mobilização Social das Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (PNCD) e do Plano Estadual de Contingência. A metodologia é inspirada no conceito do filósofo e educador colombiano Bernardo Toro, assim como do educador Paulo Freire, associado a concepção ampliada do processo saúde/doença e de seus determinantes, em uma articulação de saberes técnicos e populares, além da mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados para o enfrentamento da dengue.
Sistema
Visando dar sustentabilidade às ações e facilitar a comunicação e troca de ideias entre os participantes, o projeto conta com o Sistema de Informação da Mobilização Social (SISMOB), disponibilizado pela SESAB e desenvolvido pela FLEM especialmente para esse trabalho.
Cada participante insere no SISMOB suas ações de mobilização, como faxinaços, palestras e caminhadas, por exemplo. Com isso, essas ações ganham visibilidade e as boas ideias podem ser difundidas. Eles também inserem dados dos parceiros (empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor) que estão apoiando na mobilização social, possibilitando que novas parcerias sejam feitas entre os membros da rede.

O público poderá acompanhar a mobilização social através do SISMOB: http://dengue.sismob.org.br  ou Redes Sociais: Facebook ,Twitter e Youtube.

Situação Epidemiológica da Bahia
Informações sobre a situação epidemiológica da Bahia e de cada município estão disponíveis no site:www1.saude.ba.gov.br/entomologiabahia/photoartwork2/, a partir do Boletim Dinâmico.
Municípios
Participam da mobilização social os municípios de Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Valença.
Comitê
Além da parceria com os 23 municípios, o Projeto prevê o acompanhamento do Comitê Estadual de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue. Formado por representantes do poder público e da sociedade civil (empresas privadas, igrejas, instituições educacionais, associações, etc.), o Comitê tem a finalidade de acompanhar e propor as medidas necessárias à implementação das ações de prevenção e controle da doença, por meio da mobilização social.

Integram o Comitê: Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Gabinete do Governador, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (SEMA), Secretaria da 
Educação do Estado da Bahia (SEC), Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN), Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR), Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia(SEDES), Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado da Bahia (SEDIR), Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (SECOM), o Gabinete do Governador, Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Ministério Público do Estado da Bahia, Defensoria Pública do Estado da Bahia, Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems), Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Federação das Mulheres da Bahia, Federação Espírita da Bahia (FEEB), Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), Convenção Batista Baiana, Serviço Social do Comércio (SESC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia, Fundação Osvaldo Cruz, Fundação Nacional de Saúde, Fundação Baiana para o Desenvolvimento das Ciências, Associação de Supermercados da Bahia, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Empresa de Limpeza Urbana do Salvador, Igreja Católica – Diocese de Salvador, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversos do Estado da Bahia, Associação dos Professores Licenciados da Bahia, Federação de Moradores da Bahia, Federação do Comércio da Bahia, Conselho das Entidades Médicas da Bahia.
Fonte: FLEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir