13 setembro 2015

Servidores municipais da Bahia participaram de curso em Aracaju

    Curso em Aracaju 1A Confederação dos Servidores Públicos Municipais – CSPM e a Secretaria Nacional do Setor Público da Força Sindical, através de Aires Ribeiro e de Cristina Helena Gomes, respectivamente, realizaram o 1º Encontro dos Servidores Públicos Municipais do Nordeste, em Aracaju, Sergipe.  O evento, que aconteceu entre os dias 04 e  07 de setembro, foi realizado no Bello Mar Praia Hotel, em Atalaia.

    No Encontro, além de temas como Conjuntura Política e Econômica do Brasil, Lei de Responsabilidade Fiscal e suas Penalidades, Orçamento Municipal e Gasto com Pessoal, os participantes fizeram simulação de Eleição Sindical e Negociação Coletiva. Também foi destacado que a capacitação e a formação de dirigentes sindicais é a sustentabilidade do movimento sindical e que os Sindicatos filiados ainda se encontram em situações irregulares junto ao Ministério do Trabalho. Um dos objetivos do encontro foi o de regularizar documentos.

    Para Che do Sertão, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Canudos -Sindspucan – e Secretário de Organização da Força Sindical Bahia, os servidores obtiveram mais conhecimento e acesso a mecanismos importantes que vão auxiliar como fonte de instrumento para direcionar a negociação com a administração pública.  “De fato, houve uma inovação na capacitação. Na prática, foi demonstrado para os dirigentes sindicais o que ocorre no dia a dia, avaliação dos nossos erros através de publicações em editais e eleições, além das estratégias  de negociação”.

    Fábio Rodes, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Canavieiras  -Sindspuc – e 1º Secretário de Formação da Força Sindical Bahia,  disse que é fundamental que o curso de formação seja de modo estruturado, mesclando diálogo com a prática. “Tudo que aprendemos aqui, na teoria e na prática, iremos levar para nossa base, para o nosso dia a dia. Temos que ter o conhecimento necessário para efetivar o trabalho do sindicato”.

    Os representantes da Força Sindical e  da CSPM afirmaram que o Encontro foi diferente da maioria já realizado por entidades  sindicais, que as atividades práticas que simularam uma eleição e as negociações da  campanha salarial exigiram empenho e a participação de todos. Pela Bahia participaram Sindicatos das cidades de Canavieirs, Canudos, Paratinga, Ilhéus, Pindobaçu, Salvador, Poções, Seabra, Itabuna, Candeias, Santo Antonio de Jesus, Maragojipe, Tucano.

    Fonte: Ascom Força Sindical BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir