22 outubro 2015

Especialistas e leigos detonam Drauzio Varela por reportagem sobre remédio contra o câncer

Por Rogério Imbuzeiro
Quem fala o que quer...
Quem fala o que quer...
Ninguém entendeu muito bem até agora por que o Fantástico (ou a TV Globo) escalou justamente o Doutor Drauzio para fazer a reportagem sobre o polêmico remédio. O próprio oncologista poderia ter se antecipado e sugerido: "Gente, eu tenho uma clínica que trabalha com quimioterapia, provavelmente vão dizer que eu tratei o assunto guiado por minhas crenças científicas e meus interesses particulares, por mais correto e imparcial que eu procure ser na abordagem do assunto", etc. 

Isso não aconteceu - e deu no que deu. Mandaram o médico-repórter às ruas e ele realizou, em parceria com produção, edição e direção, um atentado à imparcialidade. 

Com o vasto material disponível sobre a Fosfoetanolamina Sintética em outros veículos de comunicação e especialmente nas redes sociais, exibiu-se uma reportagem chapa-branca muito incômoda, pelo menos para quem tem acompanhado os desdobramentos dessa história desde agosto. 

Pacientes com câncer que usaram e aprovaram os comprimidos, além de muitos que começaram a usar mais recentemente, existem às dezenas. Com a estrutura que possui, a emissora poderia ter feito uma reportagem de altíssimo nível, até um Globo Repórter, em vez do "Institucional do Doutor Drauzio". 

Resultado: já temos milhares de mensagens, ilustrações, fotomontagens e vídeos na Internet, todos dedicados a Drauzio Varella. Mas ele está longe de ser o único responsável pela cobertura, é bom que se lembre. Veja o bombardeio de críticas:


O deputado Marlon Santos (PDT), que lidera o movimento para levar a produção e distribuição dos comprimidos para o Rio Grande do Sul, publicou a seguinte "nota" em sua página no Facebook:















-
Não adiantou muito ele pedir para aliviarem a "surra virtual" aplicada no Doutor Drauzio. E no meio dos comentários, nasceu uma breve discussão sobre a patente do remédio, após um internauta sair em defesa do médico:


































-
Entre as muitas fotomontagens que encontramos, algumas feitas para ridicularizar Drauzio Varella e que não vamos reproduzir, as mais importantes são as que, indiretamente, cobram explicações sobre o porquê da Globo não ter escalado outro repórter para cobrir este assunto? 


























-
A emissora tem muitos repórteres e produtores tarimbados, com competência de sobra para fechar uma reportagem abrangente e isenta sobre a polêmica, em vez de ser representada pelo ponto de vista restrito de uma pessoa diretamente envolvida com a questão em seu dia a dia profissional.

No domingo à noite e na segunda-feira de manhã, dois integrantes da equipe que desenvolveu a Fosfoetanolamina Sintética, sob o comando do pesquisador Gilberto Chierice, já haviam criticado publicamente Drauzio Varella no Facebook - Marcos Vinícius de Almeida e Renato Meneguelo. Veja aqui: A gritante diferença entre as reportagens do Domingo Espetacular e do Fantástico sobre a Fosfoetanolamina - vídeos.

Ainda na segunda-feira, o médico oncologista Renato Meneguelo postou mais um vídeo no YouTube - ele, Renato, que foi fundamental para que houvesse uma maior divulgação do medicamento, após ter postado um primeiro vídeo em meados de setembro, quando adotou a roupa preta em sinal de luto, para protestar contra a demora na realização de testes oficiais que comprovem a eficácia do composto químico. Em dois vídeos posteriores, o médico apareceu mais abatido, e um pouco agressivo, devido ao descaso das autoridades e a uma ameaça de prisão contra os pesquisadores. 

Fonte: Conexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir