29 março 2016

Servidores municipais protestam durante inauguração da Lapa



Houve uso de 'spray de pimenta'; categoria em greve pede negociação.
Situação ocorreu em evento na manhã desta terça-feira (29), em Salvador.

Protesto de servidores municipais durante a inauguração da nova Estação da Lapa, em Salvador (Foto: Juliana Almirante/G1)

Servidores municipais de Salvador, em greve desde o dia 15 de março, fizeram um protesto durante o evento de inauguração da revitalização da Estação da Lapa na manhã desta terça-feira (29), com a presença do prefeito ACM Neto.

Coordenador geral do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindiseps), Everaldo Braga (Foto: Juliana Almirante/G1)
O coordenador geral do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindiseps), Everaldo Braga, denunciou que seguranças jogaram "spray de pimenta" nos trabalhadores e houve tumulto. "Nós temos que protestar, e esse direito foi interrompido. Não teve nenhuma rodada de negociação. O prefeito não negociou, infelizmente", declarou.

A categoria pede 17% de reajuste, além de perdas inflacionárias e auxílio-alimentação.

Por telefone, a assessoria da Prefeitura de Salvador afirmou que o "spray de pimenta" foi disparado por um dos integrantes do protesto. Ainda de acordo com a gestão municipal, policiais militares estavam no local, mas não localizaram o autor do uso do gás.


Protesto de servidores municipais durante a inauguração da nova Estação da Lapa, em Salvador (Foto: Juliana Almirante/G1)Durante o evento, os servidores entoaram gritos de protesto contra o que classificam como falta de negociação da prefeitura.
Durante o discurso, o prefeito respondeu. "Vão trabalhar porque senão, esqueçam o contracheque porque não vão receber o salário. Mais de 95% dos servidores estão trabalhando porque têm compromisso com nossa cidade", afirmou o prefeito de Salvador, ACM Neto.
Assembleia
Os servidores municipais de Salvador optaram por manter a greve após nova assembleia realizada na manhã de segunda-feira (28), na Praça da Piedade, centro da cidade. O Sindiseps organizou uma feira de saúde, com serviços gratuitos de monitoramento de glicemia e aferição de pressão. As atividades aconteceram ao longo da manhã de segunda-feira, na Praça da Piedade.
Ainda não existe data marcada para uma nova assembleia. Em contato com o G1 na segunda-feira, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) informou que aconteceu uma negociação com os grevistas na quarta-feira (23), e que o entrave é o reajuste salarial, uma vez que a prefeitura só pode fazer uma proposta a partir do final de abril, quando a arrecadação municipal do primeiro semestre for analisada.
Do G1 BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/03/servidores-municipais-protestam-durante-inauguracao-da-lapa.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir