31 agosto 2016

Ao ir à área de trabalho, ACS é alvejado por dois tiros e morre

 

O agente comunitário de saúde (ACS) Edenilson Miranda Evangelista, lotado no Distrito Sanitário de São Caetano / Valéria, foi vítima de dois tiros disparados por dois homens não identificados. O crime ocorreu ontem quando o servidor ia à sua área de trabalho. A vítima chegou a ser internada, mas veio a óbito nessa madrugada.

Trata-se, infelizmente, de mais um caso em que os agentes de saúde sofrem violência durante o desenvolvimento de suas atividades. Essa situação violenta faz com que se sintam inseguros e com medo, além  de comprometer seriamente a eficiência do trabalho realizado por esses profissionais.

A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) solidariza-se com os familiares e amigos pelo sofrimento causado por essa tragédia.

Zika causa surdez em 6% dos bebês de mães infectadas, aponta estudo da Fiocruz

Zika causa surdez em 6% dos bebês de mães infectadas, aponta estudo da Fiocruz
Foto: Reprodução / USP
Um estudo brasileiro, realizado com 70 bebês de mães que contraíram zika, apontou que quase 6% deles tiveram perda de audição por conta da infecção que as mães contraíram. O estudo busca registrar todas as possibilidades que o vírus pode causar durante a gravidez. Além da microcefalia, que é o efeito mais conhecido do vírus, outras anomalias cerebrais, problemas de visão e alteração nas juntas podem ocorrer advindos da infecção pelo vírus. A equipe, liderada pelos médicos Marli Tenório e Ernesto Marques, da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco, examinou registros de 70 bebês com microcefalia contraída através da infecção durante a gravidez da mãe. O vírus da zika foi acrescentado à lista de doenças contraídas durante a gravidez que podem causar perda de audição no bebê; a rubéola e o citomegalovírus já estavam na lista. Os cientistas emitiram um alerta para que as crianças que foram expostas durante a gravidez e apresentam audição normal continuem sendo checadas regularmente por conta de uma possibilidade de perda progressiva de audição.
 
Bahianotícias

29 agosto 2016

Jovem de 17 anos morre após receber 'chupão' no pescoço

Jovem de 17 anos morre após receber 'chupão' no pescoço
Foto: Reprodução/ R7
Um "chupão" no pescoço levou à morte de um adolescente de 17 anos, na Cidade do México. De acordo com investigações da polícia, Julio Macías Gonzales chegou em casa com sua noiva de 24 anos, identificada apenas como Íris, e, durante o jantar, começou a ter convulsões. Seus pais rapidamente chamaram uma ambulância. Após prestar os primeiros socorros na casa do jovem, os paramédicos o levaram para o hospital, segundo o site R7. No entanto, Julio não sobreviveu. Durante a necropsia, os médicos identificaram um grande "chupão" no pescoço do rapaz. A lesão deu origem a um coágulo de sangue que chegou ao cérebro e provocou a embolia. Os pais de Julio responsabilizaram Íris por sua morte. A jovem está desaparecida, e a polícia segue investigando o caso. 
 
Bahianotícias

28 agosto 2016

Casal rouba pacientes e funcionários de unidade de saúde em Salvador

Crime aconteceu no final da tarde na rua do Sabiá, em Coutos, região do Subúrbio Ferroviário

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
26/08/2016 17:43:00
Atualizado em 26/08/2016 17:55:27
Foto Goolge mapas

Pacientes e funcionários de uma unidade de saúde, na Rua do Sabiá, que fica no bairro de Coutos, região do Subúrbio Ferroviário, em Salvador, foram assaltados por uma dupla formada por um homem e uma mulher no final da tarde desta sexta-feira (26).

Segundo a Central de Polícia, a dupla chegou armada à unidade, que fica na região do Conjunto Vista Alegre, por volta das 16h40, e levaram objetos dos pacientes e dos funcionários. Após o roubo, eles fugiram e seguiram em direção à rua Nova Constituinte.

A Central não informou o quê foi roubado e nem o nome da unidade de saúde. Viaturas da polícia militar fizeram rondas na região para tentar localizar os suspeitos, mas ninguém foi preso.


26 agosto 2016

Estudo aponta que Zika pode sobreviver e se replicar por vários dias na mucosa vaginal

Estudo aponta que Zika pode sobreviver e se replicar por vários dias na mucosa vaginal
Foto: Betina Carcuchinski/ PMPA
Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos afirmou que a vagina é um "ninho" no qual o vírus Zika pode se replicar durante bastante tempo e, posteriormente, causar infecção no cérebro do feto. O estudo utilizou ratas grávidas na tentativa de compreender os mecanismos do vírus para "invadir o corpo a partir dos genitais". "Aproveitando nossa experiência com o herpes genital, queremos entender como o vírus da zika se comporta quando é transmitido através do sexo", explicou a imunologista de Yale, Akiko Iwasaki, autora principal do estudo. A equipe descobriu, segundo o site Terra, que o Zika pode sobreviver e se reproduzir durante vários dias na mucosa vaginal dos animais. Agora os pesquisadores trabalham para identificar o caminho percorrido pelo vírus da mucosa vaginal até infectar o feto. "Somos cautelosos sobre qualquer conclusão sobre a transmissão humana neste ponto, mas a vagina poderia ser um lugar onde o vírus da zika pode se replicar por um longo período. A vagina poderia ser um reservatório para o vírus em humanos, mas é preciso mais pesquisas", concluiu Iwasaki.
 
Bahianotícias

23 agosto 2016

Vacina contra febre amarela passa a valer por toda a vida após determinação da OMS

Vacina contra febre amarela passa a valer por toda a vida após determinação da OMS
Foto: Osnei Restio/ Prefeitura de Nova Odessa
Uma determinação de julho deste ano irá mudar um pouco a rotina dos viajantes. É que a partir deste mês, a obrigatoriedade de reaplicar a vacina contra febre amarela de dez em dez anos foi extinta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que apenas uma dose é válida por toda a vida do viajante. Os pesquisadores da organização chegaram a essa conclusão em 2013 e oficializaram em 2014. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a emitir certificados internacionais de vacinação com a designação “válido por toda a vida” desde a emissão da determinação. A data de 11 de julho de 2016 foi definida, durante a 67ª Assembleia Mundial de Saúde, como data limite para que todos os 196 países que fazem parte da OMS passassem a adotar essa nova medida. A boa notícia é que os documentos que vieram antes dessa nova determinação não precisam ser modificados, já que são validos mesmo assim. Para quem ainda não possui o documento ou não se vacinou, a vacina é oferecida em postos de saúde municipais e estaduais. Depois de tomá-la é preciso levar o comprovante a um posto da Anvisa (anvisa.gov.br) e trocá-lo pelo Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Todo o processo é gratuito.
 
Bahianotícias

21 agosto 2016

Neto dobra o patrimônio em quatro anos; Veja declaração de bens dos candidatos

Sexta, 19 de Agosto de 2016 - 09:00 
Por Aparecido Silva e Rodrigo Daniel Silva | Fotos: Gilberto Junior // Bocão News

Terminou nesta segunda-feira (15) o prazo para os candidatos a cargos eletivos protocolarem o pedido de registro de suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral, ocasião em que os políticos deverão declarar, entre outras coisas, o seu patrimônio. Na corrida pela prefeitura de Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM) é quem chama a atenção entre os demais concorrentes.

http://imagem.bocaonews.com.br/fotos/noticias/152013/mg/
Em 2012, quando foi eleito para o comando do Palácio Thomé de Souza, o democrata declarou ter R$ 13,3 milhões em bens. Agora, em 2016, o patrimônio do gestor mais que dobrou: R$ 27,8 milhões. Questionado pelo Bocão News na manhã desta terça-feira (16) durante visita à igreja do Bonfim, o democrata explicou que o aumento do seu patrimônio se deve a resultados da sua sociedade em empresas e aplicações financeiras. "Meu patrimonio está todo prestado contas ao imposto de renda, ele é fruto da participaçao societária que tenho nas empresas da minha família, dos dividendos que disso resulta todo ano. Todo ano eu recebo dividendo como sócio dessas empresas, assim como resultado de aplicações financeiras que eu tenho historicamente", disse.

"Comecei a trabalhar muito cedo, todos conhecem minha vida, minha trajetória, tudo isso é fruto do trabalho da minha família, sobretudo do meu pai, minha irmã, dos meus primos, nós temos um grupo de comunicação do qual eu sou sócio e por ele recebo resultados da sua atividade", reforçou o democrata.
Veja declaração de bens dos candidatos

Fonte: Bocão News

Comunicado Importante!

Atenção, Agentes de Saúde (Comunitários e Endemias)

Em virtude do EDITAL DE CONVOCAÇÃO publicado no Diário Oficial do Município (DOM 6656 de 18 de agosto de 2016, pag, 26...) que faz referência ao processo de acumulação de cargos na administração pública (Processos administrativos SEMGE 5966/2016 e SEMGE 6026/2016), a Aaces - Associação dos Agentes Comunitários e Endemias de Salvador informa  quê:
Surpreendidos com a referida publicação , independentemente de qualquer situação, salientamos que nosso corpo jurídico já se encontra  a par do assunto e a postos para auxiliar todos os trabalhadores que assim necessitarem.
Para tanto, porém, é necessário que o servidor, após constatar que seu nome se encontra entre os convocados, entre em contato conosco pelo tel. 9 8537-7989 (a partir das 14h) para agendar consulta com os advogados. É imprescindível que o agente se compareça munido de todos os documentos solicitados no DOM. Importante lembrar ainda que o edital estipula um prazo de 20 (vinte dias) a partir de sua publicação para a apresentação dos  documentos. Portando, apresse-se, servidor, para não perder o prazo, pois, se isso ocorrer, poderá sofrer penalidades previstas em lei. 

18 agosto 2016

Nota de falecimento

É com grande pesar que comunicamos o falecimento da agente de saúde Valdice Rosa Tavares. A servidora era ente querido do diretor Cléber e lotada em Itapuã. O sepultamento será às 15h na Ordem Terceira de São Francisco, em Baixa de Quintas.


 
Rogamos a Deus que conforte os familiares e os amigos.

16 agosto 2016

Campanha eleitoral começa nesta terça; conheça as principais mudanças para este ano

por Bruno Luiz
Campanha eleitoral começa nesta terça; conheça as principais mudanças para este ano
Foto: Nelson Jr. / ASICS / TSE
Com início nesta terça-feira (16), o período de campanha eleitoral vai contar com mudanças provocadas pela nova legislação desenhada pela minirreforma política. Neste ano, além da redução do prazo, de 90 para 45 dias, haverá modificações na forma como os candidatos estavam acostumados a fazer campanha. De acordo com Lisaldo Costa, servidor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), uma das principais mudanças está em uma velha maneira de propaganda: as pinturas com nomes e números dos candidatos em muros. “Uma das mudanças que ocorreram é que não pode mais fazer, mesmo em bens particulares, pintura nem pichação nos muros. É proibido. Até a eleição passada, ele pintava o nome dele no muro e essa inscrição está proibida. Esse ano, será permitido só colocar papel adesivo no muro e o tamanho não pode exceder 0,5 m², ao contrário dos 4 m² de antigamente”, explicou em entrevista ao Bahia Notícias. Algo comum, a sujeira provocada pela distribuição de santinhos também está vedada pela nova legislação eleitoral. “Esse derrame de material no local da votação era bem comum, jogavam aquela quantidade imensa de santinhos no chão. Esse ano, é proibido o derrame de propaganda no local de votação proibido. Configura propaganda irregular”, afirmou, explicando que a proibição se estende também para as proximidades dos locais de votação, sem, no entanto, indicar algum perímetro. A propaganda em veículos também foi limitada. “Está proibida, menos adesivos micro perfurados até a extensão total do para-brisa traseiro. Em outras posições do carro, pode colocar até a dimensão máxima de 50 X 40 cm. Só não pode materiais acima desse tamanho”, explicou. Para o horário eleitoral gratuito, considerada uma das principais formas de divulgação dos candidatos, houve mudanças consideráveis. Uma das modificações, por exemplo, foi o período para divulgações no rádio e TV. Antes, o prazo era de até 45 dias antes da antevéspera das eleições. Para 2016, o período foi reduzido para 35 dias antecedentes à antevéspera, ou seja, vai de 26 de agosto até 29 de setembro. Houve também redução na duração dos programas eleitorais. Até as eleições de 2014, eram 60 minutos diários, no rádio e na TV, em dois blocos de 30 minutos cada, tanto para candidatos a prefeito quanto para vereador. Agora, são 20 minutos diários, no rádio e na TV, em dois blocos de 10 minutos cada, apenas para candidatos a prefeito. A propaganda para vereador será distribuída em inserções na programação dos veículos de comunicação. A diminuição da duração dos programas eleitorais foi compensada com o aumento na quantidade de inserções em rádio e TV. Com isso, serão 70 minutos diários, divididos à proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador, entre 5h e 24h. Para os debates eleitorais, também há mudanças. Anteriormente, estava assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação na Câmara dos Deputados, sendo facultada a dos demais. A partir deste ano, poderão participar apenas candidatos dos partidos com representação superior a 9 parlamentares na Câmara e que tenham requerido o registro de candidatura perante a Justiça Eleitoral, sendo facultada a dos demais. O primeiro turno das primeiras eleições após as mudanças na legislação eleitoral acontece no dia 2 de outubro.
 
Bahianotícias

14 agosto 2016

Parabéns aos Pais

 Ser pai é uma atitude de fé comprometida com a continuação da vida. A paternidade, entretanto, vai além do biológico, realizando-se plenamente no exemplo, no carinho, no amor e no cuidado com o filho. 
Parabéns a todos os pais, de maneira especial aos agentes de saúde, que fazem da prevenção à saúde um ato paternal a favor dos homens e mulheres do Brasil.

 

12 agosto 2016

Resultado de imagem para simbolo olimpico


Atenção, Associados! 

Devido aos eventos dos jogos olímpicos no Estádio da Fonte Nova e aos transtornos causados pela alteração no trânsito nas áreas próximas, informamos que hoje, sexta-feira (12), não haverá expediente em nossa sede. 
 Bom final de semana a todos.

08 agosto 2016

ACM Neto avalia não participar de debates para evitar confronto com Isidório

Informação é da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde

Foto: Varela Notícias
Foto: Varela Notícias
Publicidade
Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br
ACM Neto (DEM) estaria com medo de participar de debates com Sargento Isidório, candidato a prefeito pelo PDT. A informação é da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, e o motivo não foi divulgado. De acordo com a publicação, Neto estaria avaliando não participar de alguns debates na TV para evitar embates com o deputado estadual.
Na semana passada, durante a convenção que oficializou a candidatura de Isidório, o governador Rui Costa fez críticas pesadas à administração de Neto.
“Se o meu secretário da Fazenda dissesse que eu teria 70 milhões de reais e perguntasse se eu iria preferir fazer 30 creches na periferia ou trocar o chão do Rio Vermelho, eu escolheria fazer as creches. Temos que acabar com essa história de prefeito só ir pedir voto na periferia em época de eleição. Eles não gostam de construir posto de saúde porque tem que pagar a manutenção. Você, Isidório, precisa falar com a alma do povo”, falou.

 Varela Notícias – Conectado aos Baianos

07 agosto 2016

Base de Neto racha e Célia será candidata a prefeita

 
Por Rodrigo Daniel Silva | Fotos: Reprodução



 A base do prefeito ACM Neto (DEM) rachou. A vice-prefeita Célia Sacramento será candidata à prefeitura de Salvador nas eleições municipais deste ano. A convenção do PPL encerrou agora há pouco e homologou a candidatura de Celia.
A vice-prefeita ficou bastante chateada com o prefeito por ter sido preterida no lugar de Bruno Reis. Nos bastidores, comenta-se que Neto chegou a ter dito que ela seria a candidata .
"Ela trabalhava na expectativa de continuar na vice, como isso não ocorreu, o partido decidiu seguir o seu projeto. Será importante a candidatura dela para fortalecer a nossa legenda", disse o secretário estadual do PPL, Marcelo Barreto, em entrevista ao Bocão News.
Postada originalmente 14h35

06 agosto 2016

Flórida registra primeiros nascimentos de bebes com microcefalia causada pelo Zika

Flórida registra primeiros nascimentos de bebes com microcefalia causada pelo Zika
Foto: Divulgação
 De acordo com o Departamento de Saúde Pública da Califórnia (CDPH), dois bebês nasceram com microcefalia na Califórnia após suas mães terem contraído o vírus zika durante a gravidez. Esses são os primeiros casos de microcefalia associada ao vírus da zika no estado. "Embora mosquitos que podem transportar o vírus tenham sido encontrados em 12 condados da Califórnia, não há nenhuma evidência de que esses mosquitos estão transmitindo zika no estado neste momento", disse o CDPHO. De acordo com o portal G1, o estado registrou 114 casos de infecções pelo vírus zika, todos em pessoas que tinham viajado para regiões afetadas pelo vírus, em 22 condados da Califórnia desde 29 de julho. "Este é um lembrete para os californianos de que o zika pode causar sérios danos a um feto em desenvolvimento", disse a diretora do CDPH, Karen Smith, pedindo às mulheres grávidas que evitem áreas com transmissão do zika.
 
Bahianotícias

05 agosto 2016

Ministro da Saúde dá prosseguimento a projeto que pode substituir o SUS

Ministro da Saúde dá prosseguimento a projeto que pode substituir o SUS
por Tarsilla Alvarindo

Uma resolução do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, publicada no diário oficial da União desta sexta-feira (5), instituiu o grupo de trabalho que vai discutir e elaborar o Projeto de Plano de Saúde Acessível, proposto por Barros, em alternativa ao Sistema Único de Saúde.  O grupo de trabalho será composto por representantes, titulares e suplentes do Ministério da Saúde; da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. O grupo será coordenado pelo representante do Ministério da Saúde e vai realizar estudos técnicos sobre os impactos financeiros da possível implantação do Plano de Saúde Acessível. A partir dos estudos o grupo terá que apresentar o Projeto de Plano de Saúde Acessível, considerando os resultados dos estudos e discussão realizados pelo grupo de trabalho. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 60 dias, mas pode ser prorrogado, uma única vez, pelo mesmo período. A Coordenação do Grupo de Trabalho poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, além de pesquisadores e especialistas para o cumprimento das finalidades deste grupo de trabalho, quando necessário.
Bahia noticias

04 agosto 2016

É AMANHÃ!
Grande forro dos agentes de saúde de Salvador.
Venha balançar o esqueleto conosco!

Você não pode ficar de fora! 
Ligue hoje mesmo e faça sua reserva.

Para participar do evento é necessário ser associado, entrar em contato com a Aaces e informar nome, matrícula e o nome completo do acompanhante. No local do evento, também será cobrado do associado o crachá. Para maiores informações, ligar para (71) 3027-0951ou (71) 98537-7989 a partir das 14h.


ATENÇÃO!

DEVIDO AO FORRO DOS AGENTES DE SAÚDE QUE COMEÇARÁ A PARTIR DAS 14h, EXCEPCIONALMENTE AMANHÃ (5) NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE NA SEDE DA AACES. 

03 agosto 2016

Nota de falecimento


 É com muito pesar que comunicamos o falecimento da mãe do agente de saúde Josenilton, lotado no Distrito Sanitário de Itapagipe . O sepultamento será no Cemitério Bosque da Paz. Às 9h, do Campo do Curça, vai sair um ônibus. Que Deus conforte os familiares e amigos.

02 agosto 2016

PL que garante aposentadoria especial aos agentes de saúde será votado amanhã

 
 
O mês de agosto começa com uma boa notícia para os agentes de saúde. Isso porque, segundo a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs), o PL210/2015, que trata da aposentadoria especial, do adicional de insalubridade, da prioridade no programa habitacional  Minha Casa Minha Vida, da ajuda de custo para transporte e do financiamento para cursos técnicos para os agentes de saúde, deve ser votado no plenário do Senado amanhã, dia 3, às 16h. A votação será televisionada, e os agentes de saúde podem assistir a ela ao vivo pela TV Senado.












V Forró da AACES





Como já é tradição, no dia 5 de agosto, às 14h, na Cabana do Bogary,  localizada na Ribeira, acontece o V Forró da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces)Para participar do evento é necessário ser associado, entrar em contato com a Aaces e informar nome, matrícula e o nome completo do acompanhante. No local do evento, também será cobrado do associado o crachá. Para maiores informações, ligar para (71) 3027-0951ou (71)  98537-7989 a partir das 14h.