04 maio 2017

Hemoba oferece vacina contra a febre amarela aos candidatos à doação de sangue em Salvador

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) realiza campanha de vacinação contra o vírus da febre amarela a partir da próxima segunda-feira, 08 de maio, no Hemocentro Coordenador, localizado na Ladeira do HGE. A vacinação na Hemoba será ministrada somente às pessoas que possam ser candidatas à doação de sangue.

A estratégia da Hemoba é vacinar os candidatos após a realização da doação de sangue. Isto, porque, quando uma pessoa é imunizada contra a febre amarela, fica impedida de doar sangue por quatro semanas - período em que o vírus atenuado da vacina continua presente na corrente sanguínea do indivíduo. Com a campanha, a Fundação visa reforçar os estoques de sangue para continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado da Bahia, além de proporcionar conforto aos candidatos à doação de sangue.

"Com a vacinação a Hemoba busca reduzir o impacto da inaptidão após a vacina, proporcionado acesso à mesma na sede do Hemocentro de forma mais cômoda para os candidatos à doação de sangue" explica o diretor geral da Hemoba, Marinho Marques.

Para receber a imunização, o candidato deverá passar pela triagem clínica da doação de sangue, além de apresentar documento oficial com foto, cartão de vacinação e cartão do SUS. Se for considerado apto na triagem clínica e hematológica, o candidato receberá a vacina após a doação de sangue; caso seja considerado inapto na triagem clínica e/ou hematológica, receberá a vacina após a respectiva triagem. A expectativa da Hemoba é imunizar 200 candidatos por dia até o final da campanha, que vai até o dia 12 de maio. O cadastro para a imunização será encerrado assim que a capacidade máxima de atendimento diário for atingida.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Ascom Hemoba
/hemoba/febre amarela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir