31 agosto 2017

UMA RETROSPECTIVA DA AACES E O ATUAL CENÁRIO SINDICAL POR UBIRACI MORAES

Ubiraci Moraes 

Tenho orgulho em dizer que já fui um dos diretores da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces). Isso porque se trata de uma entidade séria e comprometida com a defesa dos direitos dos agentes de saúde. Além disso, é uma associação ousada e do enfrentamento. Quando muitos diziam que não era possível a mudança de celetista para estatutário, ela afirmava contundentemente: "É possível sim!" Liderou a categoria, agregou forças e conseguimos a mudança para estatutários. Zombavam sobre a possibilidade de termos as gratificações antecipadas. Mais uma vez, a Aaces foi lá, provou que era possível . Guerreira como sempre, criou o projeto piloto do horário ininterrupto. "Misericórdia, vai diminuir nossa remuneração!", diziam os agoureiros de plantão. Não se deixou abater, articulou-se com Dra. Tatiana, secretária de Saúde à época, e o horário foi implantado, beneficiando centenas de ACEs e ACSs. Hoje, os companheiros Enádio, Cléber, Josué, Valdilene, Ana Lice, Cássia, Genário, Arivaldo, Marri, dentre outros, afirmam e defendem categoricamente a criação do plano de carreira específico dos agentes de saúde. Novamente se levantam os profetas de más notícias para contestar a posição assumida pela associação. Todos sabemos que isso não é novidade. Mas não ficam só no gosto ruim, começam a inventar "histórias" para confundir o menos informado.
Os que temem o plano de carreira desses profissionais agem assim porque sabem que iremos ter mais autonomia nas negociações, a exemplo dos agentes da Transalvador e dos professores. Acresce a isso o fato de termos nossa formação continuada como avanço na carreira. Hoje, cursamos uma faculdade, mas não avançamos nenhum nível. Essa posição está longe de criar rixa entre os servidores, apenas queremos o que nos é de direito e que está preconizado na Lei 12.994 de 2014.
Portanto, sou daqueles que engrossam o caldo e acreditam na liderança da Aaces para ver esse plano ser criado e implantado, de modo que nossa remuneração possa melhorar e nossos estudos sejam recompensados.

Ubiraci Moraes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir